Se o movimento nas bombas diminuiu , a estratégia de alguns postos em Caxias do Sulé fazer com que, pelo menos, o cliente entre no posto e compre produtos nas lojas de conveniência. Consumidores, no entanto, tem reclamado da forma com que são influenciados a tomar esta decisão. Grandes placas, que imitam as utilizadas para anunciar as promoções da gasolina, indicam valores de produtos como água mineral, cerveja, e lanches que podem ser adquiridos e consumidos nas lojas de conveniências dos postos.
Para quem está na estrada ou nas ruas, as placas confundem e induzem o cliente a parar e abastecer. Quando chegam na bomba são informados que os valores anunciados não correspondem ao combustível. É o caso da rede de postos Capoani.
A direção da rede argumenta que é uma estratégia para atrair consumidores até as lojas de conveniência localizadas junto aos postos.
— Não estamos conseguindo nos sustentar com a venda de combustível. Por isso estamos direcionando nosso foco para a venda de produtos na loja. É uma estratégia que está dando certo e os preços são bem diferentes da gasolina. Não estamos enganando ninguém — justifica um dos diretores da empresa, que preferiu não se identificar.
Nem tanto, o valor do lanche com café e de uma marca de cerveja estão sendo anunciados a R$ 3,99. Esse era o valor médio do litro da gasolina em novembro de 2017. O presidente do Procon Caxias, Luiz Fernando Horn, diz que não recebeu nenhuma denúncia de consumidores, mas promete intensificar a fiscalização.