A safra da uva 2017 merece ser comemorada. Após uma quebra de 65% na colheita de 2016, este ano os produtores tem muito a festejar. Embora não tenha sido recorde, a produção em Caxias deve chegar a 70 milhões de quilos – 10% da produção no Estado, que dele alcançar os 700 milhões de quilos.
Os números ainda não foram finalizados pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), mas a previsão é de uma boa safra. Tanto em quantidade, como em qualidade. Por enquanto, o recorde fica com a colheita de 2011, quando o RS ultrapassou os 702 milhões de quilos.
Leia Mais:
"Estou à disposição do prefeito", diz vice de Caxias do Sul em seu retorno à prefeitura
Aprovado pedido de informações sobre ato em apoio ao prefeito de Caxias do Sul
Houve uso da máquina pública na marcha em apoio ao prefeito de Caxias?
Caxias ocupa o terceiro lugar no ranking de produção no RS. O primeiro e segundo ficam com Bento Gonçalves e Flores da Cunha, respectivamente. Caxias tem uma área de 4 mil hectares de parreirais.
A família Pagliosa, de Caxias, comemora os bons números. Tanto na fruta quanto no vinho. Localizada na Terceira Légua, colheu este ano 150 mil quilos. Com a compra de uva de outros produtores, a produção de vinho bateu os 100 mil litros. Cerca de 5% a mais que 2015.
– Felizmente recuperamos parte da quebra (70%) da safra de 2016 – comemora o proprietário da vinícola Pagliosa, Leandro Pagliosa.
Aos 49 anos, ele cresceu vendo os pais colherem uva e fabricando vinhos. Hoje, três famílias vivem da produção dos cerca de oitos hectares de área plantados. Uma atividade que ultrapassa gerações. A filha, Letícia, 15 anos, segue os passos do pai. Está matriculada na Escola Agrícola de Caxias e pretende assumir a propriedade no futuro. O outro filho, Maurício, 12, deve seguir o mesmo caminho.
– Espero que eles preservem a tradição – diz Pagliosa.
Agora, a expectativa é que a comercialização do vinho seja boa. A vinícola só vende o vinho em garrafões de vidro, o que encarece um pouco mais o produto.
– Apostamos na qualidade. O vinho engarrafado em vidro preserva o sabor da uva – explica o vinicultor.
Segundo ele, o vinho vendido em garrafas pet (plástico) e em bags in box contém mais conservantes e reduz o sabor da bebida.
Um brinde à saúde. E à produção!
Setor Vitivinícola
Safra da uva em Caxias do Sul merece ser comemorada
Estimativa é de que o município encerre a colheita deste ano com 70 milhões de quilos e recupere parte das perdas da safra de 2016, que teve quebra de 60%
Ivanete Marzzaro
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project