O final de semana é de Dia das Mães, mas quem ganhou o presente (e antecipado) foi o comércio. O frio, sem chuva, dos últimos dias foi um chamariz extra para atrair clientes à caça de mimos às mamães. Se deram bem as lojas de vestuário e calçados que investiram em estoque e novidades das coleções outono-inverno. Malhas e botas roubaram a cena entre as opções escolhidas.
Os expositores do Festimalha, em Nova Petrópolis, dizem que nunca viram dias tão movimentados, difícil de conceber em tempos de crise, e projetam um final de semana de ouro (como o último, considerado de vendas surpreendentes).
Lojas do Centro e de shoppings de Caxias receberão clientes que deixaram as aquisições para a última hora neste final de semana. Centros de compras em Farroupilha também esperam movimento turbinado de consumidores e de lojistas.
Mesmo com o momento de cautela, em função do desemprego e do endividamento, o público abre a mão (e o coração) quando o presente é para a mãe. Tanto que a data é a segunda melhor em negócios para o varejo, só atrás do Natal.
A previsão da CDL de Caxias é que as vendas cresçam 2% na comparação com o Dia das Mães do ano passado. A estimativa é modesta, mas favorável para amenizar as perdas graúdas do comércio caxiense – de 15,3% no primeiro trimestre e de 28,9% no acumulado de 12 meses.
Lojas comemoram
Caixa-Forte: Frio e Dia das Mães movimentam comércio
Malhas e botas roubam a cena entre as opções escolhidas para presentear
Silvana Toazza
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project