A fabricação de chocolates artesanais de Gramado se consolida como o carro-chefe da economia local, sendo o produto mais vendido e consumido no município, de acordo com a Secretaria Municipal de Turismo. Mesmo diante do cenário econômico que acumula desligamentos e retração em quase todos os setores da indústria, comércio e serviços, a produção de chocolate ainda impulsiona o comércio local: empresas do ramo aceleram a produção desde janeiro, ampliando o número de contratações, e estimam vendas 15% maiores do que na Páscoa passada.
Leia as últimas notícias do Pioneiro
Estratégias para as vendas crescerem em meio à crise não faltam. A Caracol Chocolates comemora o primeiro ano do atrativo Faça Seu Chocolate, que permite o visitante a experiência de produzir o doce e levá-lo para consumir ou presentear. As etapas são distintas: o consumidor escolhe a forma plástica, personaliza o chocolate com recheio e cobertura de sua preferência e o entrega para o túnel de resfriamento. O processo leva pouco mais de 20 minutos - tempo necessário para que o chocolate endureça - e custa R$ 20. A iniciativa surgiu para inovar diante da crise, afirma Juliane Kilp, do receptivo da Caracol. Além deste atrativo, o incremento nos lançamentos chama a atenção: ovo com 85% de cacau e com caviar de chocolate, ovo feito com sementes de chia, com cranberry ou amêndoas, integrando a mescla de alimentos funcionais misturados com chocolate.
- Um dos mais procurados também é o ovo de colher ou estes sabores diferentes. Já percebemos movimentação maior cerca de 10% - estima Juliane.
A Prawer acelerou a linha de produção desde janeiro e também espera a marca de 15% no aumento das vendas. A marca produziu 30 mil ovos de páscoa e a previsão de vendas nas lojas é de 14 toneladas de chocolate. O incremento no quadro de funcionários é de 10%, e a Prawer aposta em 20 produtos temáticos para esta Páscoa.
Comércio
Chocolate personalizado e doces funcionais são estratégias das fábricas de Gramado na Páscoa
"Faça seu Chocolate" é aposta da Caracol para alavancar vendas neste período
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: