Para driblar a crise, comerciantes têm apostado em promoções e estratégias agressivas para movimentar os estoques. Os negócios vantajosos não abrangem apenas itens de menor valor: automóveis e imóveis também podem ser encontrados com valores bem menores do que em épocas mais prósperas.
Leia também: grupo em rede social divulga ofertas em súpers e farmácias de Caxias
No entanto, é preciso ficar atento para tirar proveito real das ofertas. Confira as dicas:
1. Quando for ao supermercado em busca de uma única promoção, veja primeiro se o gasto com deslocamento não será superior à economia com a compra.
2. É interessante prestar atenção no consumo de sua família e quanto tempo os produtos levam para serem consumidos, assim se evita compras que geram desperdício.
3. Para famílias menores, uma opção é fazer compras "comunitárias". Combine a divisão com algum parente ou vizinho, assim os dois economizam e as chances do
produto vencer é menor.
4. Fique de olho nas pontas de estoque. As liquidações são uma boa oportunidade para adquirir roupas e calçados para a estação do ano que vem por um preço bem menor. Para não cair no erro de comprar algo que saia de moda, escolha peças básicas, que resistam à mudança de tendências.
5. É preciso pesquisar. Se você está procurando um produto específico, como um eletrodoméstico, por exemplo, não compre na primeira loja. Faça uma busca nas lojas do ramo, anotando as marcas, os preços à vista e a prazo e as condições de pagamento.
6. Em grande parte das lojas, as ofertas são maiores para o pagamento à vista. Evite comprar a prazo se a loja cobrar juros ou lembre de avaliar se o preço final da compra fica vantajoso com a taxa.
7. Controle o impulso consumista e compre com calma. Não é só porque um produto está barato que você deve comprá-lo. Avalie a necessidade de cada aquisição e consulte seu orçamento para não acumular dívidas.
8. Se a ideia é conseguir o melhor preço em vestuário e calçados e não há pressa para a compra, aguarde a aproximação da primavera para aproveitar as liquidações e os melhores descontos. Vale lembrar, porém, que as opções serão menores.
O outro lado
Oito dicas para aproveitar ofertas em tempos de crise econômica
Comerciantes apostam em promoções e estratégias agressivas para movimentar os estoques
Ana Demoliner
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project