Não faltam motivos para lamentar a retração econômica que Caxias passa atualmente, como as mais de nove mil vagas fechadas em 12 meses, o primeiro semestre encerrado com 15,4% de prejuízos e a inadimplência com aumento de 11,46%. Nesse cenário, porém, há ao menos uma notícia boa para os consumidores que não estão endividados: sobram ofertas atrativas no mercado.
Leia também: oito dicas para aproveitar ofertas em tempos de crise
Como consequência da retração no consumo de mais de 20% em 2015, comerciantes da cidade estão apostando em promoções e estratégias agressivas para movimentar os estoques. Em lojas de calçados e vestuário, os descontos chegam a 70% em alguns estabelecimentos.
- O momento é de bom senso. Há muito espaço para o consumidor negociar, mas é importante analisar a necessidade de adquirir os itens e se é uma compra de fato interessante - ensina Maria Carolina Gullo, assessora de Economia e Estatística da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).
Saiba mais: grupo em rede social divulga ofertas em súpers e farmácias de Caxias
Os negócios vantajosos não abrangem apenas itens de menor valor: automóveis e imóveis também podem ser encontrados com valores bem menores do que em épocas mais prósperas. Ricardo Silveira, diretor comercial da Júpither Incorporação e Construção, destaca que muitos imóveis estão até 30% mais baratos.
- Um apartamento que antes saía por R$ 200 mil pode ser achado facilmente por R$ 140 mil. Os negócios comprados direto na planta também estão bem bons. É o momento do comprador - analisa.
Silveira ressalta que adquirir um imóvel em períodos de crise é interessante especialmente para o consumidor que não está endividado e tem uma certa estabilidade financeira. Nesse caso, a compra funciona como um investimento:
- Quem tem condições, um dinheiro guardado, essa é hora. Em épocas de economia ruim, é tempo de comprar. Depois, quando o mercado reaquecer, é uma boa hora para quem quer vender - acredita, acrescentando ainda que o mercado imobiliário deve começar a apresentar sinais de melhora em setembro.
Maria Carolina lembra, porém, que a taxa de juros precisa necessariamente ser analisada e calculada pelo consumidor antes de qualquer negociação. Muitas vezes o desconto acaba corroído pelo juro e a compra deixa de ser vantajosa.
O outro lado
Crise econômica é oportunidade para bons negócios em Caxias do Sul
Não faltam promoções no mercado em vestuário, imóveis e carros para quem não se endividou
Ana Demoliner
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project