Proprietários de imóveis de Gramado pagarão até o dobro do valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em 2015. A atualização da Planta de Valores de Gramado, utilizada como base para o cálculo do imposto, foi aprovada ontem pela Câmara de Vereadores do município.
Os índices de reajuste foram definidos após estudo realizado pela prefeitura em parceria com uma empresa especializada e profissionais do ramo imobiliário. O novo cálculo dos valores foi solicitado pelo Tribunal de Contas do Estado. Além disso, a Planta de Valores não sofria reajuste real há nove anos. O estudo avaliou todas as quadras do município, permitindo chegar a dados mais reais de cada imóvel.
Com o novo índice, dos 27.063 dos imóveis urbanos cadastrados, cerca de 18% vão ter aumento de até 7% no preço, o equivalente à inflação. 15,6% terão preços até 15% maiores. Para quase 16% dos imóveis o reajuste será de até 25%. Outros 24,23% terão índices de até 50% maiores. O preço vai dobrar para até 18,67% dos imóveis, a maioria da área central ou em bairros que passaram por melhorias. Outros 7,95% dos imóveis ainda maior que 100% vão ser limitados nesse índice por emenda proposta pela Câmara de Vereadores.
De acordo com a Secretária da Fazenda do Município, Sônia Molon, o índice de aumento não é único porque o valor precisa ser proporcional ao valor do imóvel. Os valores vão ser emitidos em janeiro.
Tributo
Imóveis de Gramado podem ter reajuste de até 100% no IPTU
Índices de reajuste foram definidos após estudo detalhado dos imóveis do município
GZH faz parte do The Trust Project