Após apresentar um crescimento tímido em julho, de 0,8%, a economia caxiense teve um aumento mais expressivo no mês de agosto. Conforme os números apresentados nesta quarta-feira pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o desempenho econômico da cidade cresceu 2,6% em relação a julho.
O bom resultado foi puxado principalmente pelo comércio, que cresceu 6,3% em comparação com julho. A indústria e os serviços, porém, também tiveram resultados positivos: 2,5% e 0,9%, respectivamente.
No acumulado do ano, a economia caxiense apresenta alta de 1,4%. Já no acumulado dos últimos 12 meses, o índice ainda apresenta baixa de 0,6%. Como esse indicador tem melhorado a cada mês, Mauro Corsetti, diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC, destaca que a expectativa é que esse índice fique positivo nos próximos meses.
De acordo com os dados divulgados, o mercado de trabalho manteve-se praticamente estável em agosto, com alta de 0,3%. Foram criados, no período, 603 novas vagas. Atualmente, Caxias do Sul conta com 186.310 postos formais de trabalho.