O jornalista Vitor Netto colabora com o colunista Rodrigo Lopes, titular deste espaço.
Porto Alegre terá, no segundo semestre de 2025, curso Técnico em Defesa Civil. A formação, em formato Ensino à Distância (EaD), será oferecida pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).
Ao todo, serão 120 vagas para a capital gaúcha. As inscrições terão inicio no mês de maio e as aulas iniciarão na última semana de julho.
O curso seguirá os mesmos moldes do que já é oferecido no Instituto Federal Catarinense (IFC) no campus Camboriú, em Santa Catarina. A oferta no RS só foi possível após um pedido feito à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação para a ampliação do curso em outras regiões do país, sendo o RS um dos polos contemplado.
De acordo com gaúcho Betho Nunes, um dos professores da formação, a necessidade de profissionalizar a área de proteção e defesa civil é uma demanda reprimida há muitos anos e, com o aumento dos desastres no país com danos humanos, materiais e ambientais, surge a necessidade em formar profissionais habilitados para o serviço.
— Queremos ter pessoas capacitadas, em todas as esferas, tanto no município, no Estado e na país — afirmou à coluna.
As inscrições, disponíveis a todo o público, quando abertas, estarão disponíveis no site oficial do IFRS.