Após 25 dias de greve nacional, funcionários do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e de instituições privadas voltam ao trabalho nesta segunda-feira. A decisão foi tomada na tarde de sexta-feira, em assembleia no sindicato da categoria. A paralisação continua, no entanto, no Banrisul. Nova assembleia com os servidores do banco está marcada para esta segunda-feira, às 15h30min.
O movimento chegou ao fim após o comando nacional receber as propostas da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que elevou para 8% o índice de reajuste sobre os salários e para 8,5% a correção sobre o piso salarial. Até então, a proposta de reajuste geral da Fenaban era de 7,1%.
A nova proposta da Fenaban inclui ainda três novas cláusulas: proibição de os bancos enviarem SMS aos bancários cobrando resultados, abono-assiduidade de um dia por ano e adesão ao programa de vale-cultura do governo, no valor de R$ 50 por mês.
Os funcionários do Banrisul não aceitaram encerrar o movimento principalmente porque não houve um acordo em relação ao plano de carreira, conforme o coordenador de política sindical e organização do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região, Nelso Bebber.
As decisões da assembleia valem para Caxias e 13 municípios da área de abrangência do sindicato: Antônio Prado, Canela, Ipê, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Gramado, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Nova Roma do Sul, Picada Café, São Marcos e Veranópolis.
Fim da paralisação
Bancários de Caxias do Sul retomam atividades nesta segunda-feira
Somente servidores do Banrisul mantêm greve
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: