Os dois maiores expoentes da indústria caxiense deram uma verdadeira aula para quem esteve na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) na manhã desta segunda-feira. Convidados a participar do Seminário do Dia da Qualidade, o presidente emérito da Marcopolo, Paulo Bellini, e o presidente do Conselho de Administração das Empresas Randon, Raul Randon, palestraram em um mesmo painel sobre como a qualidade norteou as ações das suas empresas e como isso trouxe resultados ao longo das décadas.
O mediador do encontro foi Carlos Heinen, presidente da CIC de Caxias e sócio-proprietário da Vidroforte. Na abertura da palestra, o executivo destacou a importância dos dois empresários para a cidade:
- Eles (Bellini e Randon) foram os responsáveis pela minha vinda para Caxias, assim como de muitos outros empresários também. Foram eles que propiciaram um negócio para empreender e realizar sonhos. De certa forma, graças a eles existe essa cadeia industrial na cidade - destacou Heinen.
Conforme Raul Randon, a qualidade sempre perpetuou as decisões do grupo, embora ressalte que na época em que a empresa iniciou as operações não existiam tantos meios para crescer como atualmente. Outro ponto destacado pelo executivo é a importância das pessoas em uma empresa:
- Sempre trabalhamos rodeados de gente boa. Essa é, inclusive a principal orientação que passei para meus filhos: não precisamos contar somente com família. Temos um controle familiar, mas contamos com muitas outras pessoas que trabalham com amor e são valorizadas.
Paulo Bellini também delegou aos funcionários o principal segredo do crescimento da Marcopolo. Segundo ele, a formação de equipes competentes, qualificadas e motivadas é essencial para qualquer empresa ter lucro.
- A empresa também não pode nunca deixar de se preocupar com a comunidade e com as famílias dos funcionários. Até porque a mulher tem grande influência na vida profissional do homem: são elas que mandam - brincou Bellini.
Leia mais sobre o assunto na edição impressa do Pioneiro desta terça-feira.