A aguardada retomada da economia caxiense parece, enfim, estar tomando forma. Depois de fechar 2012 em queda de 2,4% e ter apresentando em janeiro e fevereiro baixas de 7,1% e 2%, respectivamente, o desempenho econômico da cidade cresceu 7,4% em março. O resultado positivo foi divulgado na tarde desta terça-feira pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Se nos dois primeiros meses do ano a indústria, principal motor da economia caxiense, já demonstrava leves sinais de crescimento, em março o aumento significativo de 5,7% comprova que a tendência para o setor é mesmo de melhorias. Carlos Zignani, diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC, explica que as previsões otimistas ganham ainda mais força se levarmos em conta que o desempenho de março deste ano foi bem semelhante ao do mesmo mês do ano passado:
- Em relação a março de 2012, tivemos uma leve queda de 0,8%. Porém, aquele mês havia sido fora do comum em relação aos outros, ao contrário de agora, que estamos tendo uma tendência positiva desde o início do ano. Então, a expectativa é que a partir de agora a indústria vai deslanchar.
O setor de serviços foi o que mais se destacou em março, com aumento de 11,2%. Puxado pela Páscoa, o comércio também cresceu 5,8%. Em relação ao mesmo mês do ano passado, porém, as vendas caíram 13,3%. Maria Carolina Gullo, assessora de Economia e Estatística da CDL ressalta que essa diferença ocorreu principalmente porque vários itens do ramo duro, como automóveis e eletrodomésticos, estavam com redução do IPI.
- Além disso, os bons resultados da indústria, que sempre demoram um pouco para refletir no comércio, ainda não chegaram - destaca.
Leia mais sobre o assunto no Pioneiro desta quarta-feira.