Criar os filhos com consciência de consumo não é tarefa fácil. Enquanto os pais educam para uma vida sustentável, a televisão, a convivência na escola e os amigos apontam para o lado contrário, em que o consumo é constantemente estimulado. Pais de três filhos, Jean Finkler e a esposa Cláudia Curra travam uma luta diária para criar filhos mais conscientes e conectados com a natureza.
Na casa da família, no bairro São Leopoldo, em Caxias, a água da chuva é coletada em duas cisternas, que abastecem a residência e a loja familiar de artigos esportivos, que fica ao lado. Essa água é usada nas descargas dos banheiros, para lavar roupas e em algumas torneiras. O teto foi feito de madeira de demolição, as janelas são amplas para aproveitar ao máximo a claridade natural, e as árvores ao entorno mantêm a casa resfriada durante o verão.
Para Jean, a educação de Abaeté, sete anos, Caiuá, cinco, e Kaluanã, três, é um processo diário, e as atitudes conscientes devem ser incorporadas ao cotidiano até se tornarem parte dele. A utilização de sacolas retornáveis, a diminuição do uso de automóveis, a manutenção das áreas verdes da cidades: todas essas ações podem ajudar, e não são difíceis de se fazer. No dia a dia, Jean costuma utilizar a bicicleta como meio de transporte, e também de lazer. O carro é sempre deixado em segundo plano, e usado somente quando é preciso sair com os filhos.
- A gente educa ensinando de onde vem a água, a energia. Tem luzes que você não precisa manter acessas durante o dia, é desnecessário _ defende.
O cuidado com a alimentação também é uma maneira de evitar o consumo sem limites. A lista antes de ir a supermercado é essencial, para compras objetivas. Mesmo assim, Jean e a família preferem consumir produtos de feiras ou fruteiras ecológicas, que incentivam a produção local e o pequeno agricultor, além de evitar o desperdício de embalagens e de combustíveis, no transporte dos alimentos.
- O produtor orgânico deixa de se preocupar com o rendimento, ele quer ver qualidade - defende.
O lixo orgânico produzido na casa é armazenado em compostagens, e posteriormente utilizado como adubo de plantas. O pé descalço e as brincadeiras ao ar livre são incentivados pelo casal, que defende o contato dos pequenos com a natureza.
Com a escolha de vida sustentável, além das qualidade de vida, Jean percebe a economia em itens como água e energia. Se por um lado alguns produtos orgânicos são um pouco mais caros do que os provenientes da agricultura tradicional, por outro Jean oferece um estilo de vida mais saudável para a família, e não gasta em remédios nem consultas médicas, pois todos vendem saúde.
- A gente precisa voltar um pouquinho à origens. Hoje temos muito mais acesso à informação, educação, é uma questão de comprar consciente. O planeta já não tem mais o que oferecer - sintetiza.
Leia mais sobre consumo consciente no Pioneiro deste final de semana
Consumo consciente
Casal de Caxias do Sul promove práticas conscientes na educação dos filhos
Jean Finkler e Cláudia Curra travam uma luta diária para criar filhos mais conectados com a natureza
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: