Como outras jovens de 23 anos, Calínthia Cunha precisa conciliar a faculdade com o trabalho. Ela estuda Engenharia Ambiental na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e faz estágio no Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae).
Até aí, uma rotina normal. Porém, quando a garota veste a bombacha e calça a bota, transforma-se na ginete Calínthia. E não é qualquer uma ginete. Na Expointer 2010, encerrada no último domingo, ela conquistou o primeiro lugar no Brinco de Ouro, competição aspirante feminina ao Freio de Ouro, montando a égua BT Paloma II.
O Freio de Ouro, disputado por homens e mulheres, e suas competições intermediárias são promovidas pela Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Crioulo (ABCCC). Calínthia monta desde os 10 anos.
O interesse começou com visitas à casa da avó, em União da Serra. Por gostar tanto de animais, seus pais acabaram trazendo o cavalo, de nome Vilão, para Caxias. O problema é que o desejo de Calínthia não era apenas andar a cavalo, mas participar de competições.
Para tal, ganhou um novo animal, próprio para competições. Então, começou a frequentar provas de laço e tambor. Há cerca de seis anos, quando participava de um rodeio, a jovem conheceu Libamar Novello, 35,.
Além do namoro, surgiu uma parceria.
- Foi ele quem me ensinou a montar direito e comecei a me dedicar mais aos treinos - comenta a ginete. O casal treina na cabanha Redomona, de propriedade de Novello.
Localizada em Flores da Cunha, a Redomona trabalha, principalmente, com cavalos crioulos para as disputas do Freio de Ouro. Calínthia já treina há quatro anos para as competições e, nos últimos três, obteve classificação para a Expointer.
Neste ano, antes de chegar a Esteio, mesmo já obtendo pontuação necessária em Vacaria, também competiu e venceu em Camaquã e Caxias. Após dois dias de disputa, Calínthia superou mais de 10 garotas, juntamente com BT Paloma II, que já pertenceu à cabanha e hoje é de propriedade de um criador particular.
- Paloma é uma égua nervosa e a Calínthia tem mais paciência para treiná-la, mas é um trabalho de nós dois - explica Novello, que já competiu no Freio de Ouro. Para o ano que vem, Calínthia quer continuar competindo no Brinco de Ouro e, depois, tentar uma vaga na competição principal.
O sonho da ginete é que, um dia, ela e o namorado participem juntos do Freio de Ouro, uma das mais importantes disputas de cavalo crioulo do Brasil.
Economia
Jovem de Caxias do Sul conquista o Brinco de Ouro na Expointer
Interesse em competir começou em visitas à casa da avó, em União da Serra
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: