A agenda para a retirada da vacina contra a febre aftosa no Estado começa a ser definida no próximo mês. O início do debate sobre o cronograma para o Rio Grande do Sul voltar a pleitear o status de livre da doença sem vacinação está marcado para o dia 17 de junho, quando técnicos das inspetorias veterinárias e representantes de entidades ligadas ao agronegócio terão um encontro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A reunião foi marcada pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa.
- Vamos tratar dos passos para chegar à retirada da vacina. As entidades querem que a gente inicie este debate - disse o integrante da comissão, deputado Jerônimo Göergen (PP), preferindo não estipular prazos.
Já o secretário estadual da Agricultura, Gilmar Tietböhl, é mais cauteloso. Entende que o Estado deve ter um sistema de defesa sanitária bem estruturado para não voltar a ser surpreendido pela doença.
- É um processo que só vamos fazer com muita segurança - advertiu o secretário, durante a solenidade de premiação da 6ª Feira de Agronegócios do Sul (Fenasul), em Esteio.
Ter o status de livre de febre aftosa sem vacinação significa ter a possibilidade de comercializar a carne gaúcha para mercados mais exigentes.
Economia
Estado vai montar agenda para retirar vacina contra aftosa
Comissão de Agricultura da Assembleia tem reunião marcada para 17 de junho
Caio Cigana
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: