As melhores produções leiteiras das raças holandês e jersey foram conhecidas na tarde de hoje durante a 6ª Fenasul, em Esteio. Pela primeira vez, o tradicional "banho de leite" foi realizado com a presença das duas raças. O secretário da Agricultura, Gilmar Tietböhl, e o presidente da Gadolando, José Ernesto Ferreira, fizeram o ritual em comemoração aos bons resultados alcançados pelos produtores.
Proprietário da cabanha vencedora nas duas categorias da raça holandês, o produtor Antonio Carlos Rodrigues credita a vitória aos mais de 20 anos de trabalho de melhora genética. Segundo ele, este é o quarto concurso vencido neste ano pelo animal jovem e o segundo pela campeã adulta. A Cabanha Rodrigues, de Santo Augusto, na região das Missões, participou com seis de um total de 16 animais concorrentes no concurso leiteiro.
Vencedor no Concurso Leiteiro Raça Jersey, o pesquisador da Embrapa Clima Temperado Darcy Bitencourt não mostrou surpresa com o resultado. "Esse animal é selecionado, de ótima origem genética", disse.
Concurso Leiteiro Raça Holandesa
Adulto:
CR583 Locust, Cabanha Rodrigues, Santo Augusto (RS)
Produção: 63,57 litros
Jovem:
CR Bond 668 Hilcrest, Cabanha Rodrigues, Santo Augusto (RS)
Produção: 59,54 litros
Concurso Leiteiro Raça Jersey
Até 36 meses:
Embrapa Leli Moon Barber, Embrapa Clima Temperado, Capão do Leão (RS)
Produção: 21 litros
Economia
"Banho de leite" exalta as campeãs na 6º Fenasul
Pela primeira vez, o ritual foi realizado com a presença das raças holandesas e jersey
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: