As vendas de veículos novos no mercado brasileiro somaram 3.141.226 unidades em 2009, o que significa uma alta de 11,35% na comparação com 2008, segundo dados divulgados hoje pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
O número inclui automóveis, veículos comerciais leves, caminhões e ônibus. No ano, considerando apenas automóveis e veículos comerciais leves, as vendas de 3.009.482 unidades representaram uma alta de 12,66% ante 2008.
Já a comercialização de caminhões e ônibus, com 131.744 unidades em 2009, mostrou 11,95% de queda em relação ao ano anterior. Segundo a Fenabrave, em 2009 foram vendidas 1.609.251 motocicletas, o que representa um decréscimo de 16,42% na comparação com o ano anterior.
Em dezembro, o comércio de veículos subiu 16,41% ante novembro de 2009, para 293.030 unidades. Comparativamente a dezembro de 2008, mês bastante afetado pela crise financeira global, houve um salto de 50,62% nas vendas.