A partir deste sábado, por um mês, a quarta edição do projeto Forró da Serra irá disseminar por Caxias do Sul uma das mais conhecidas expressões culturais do Nordeste. Promovido pelo espaço de dança Ballroom, que no início deste mês envolveu o público em uma homenagem à gafieira, o evento terá shows com grupos musicais locais e oficinas gratuitas para quem quiser acertar o passo.
As oficinas de dança irão ocorrer em quatro sábados, a partir deste (29/9, 5/10, 19/10 e 26/10), sempre das 14h às 15h, no Centro de Cultura Ordovás. O limite é de 50 participantes em cada oficina, por isso as inscrições devem ser feitas previamente pelo Instagram @forrodaserrars.
O ponto alto da programação será no dia 12 de outubro, quando o Centro de Convivência da UCS recebe, às 18h, show gratuito com o violinista francês radicado em São Paulo Nicolas Krassik, que irá tocar acompanhado de sua banda para mostrar como a mistura do forró com o jazz, o choro e o samba pode dar boa. Na sequência, o acordeonista caxiense Rafael De Boni irá se apresentar à frente do grupo Forró Solado, fazendo uma verdadeira festa de São João fora de época, com direito a aula livre de forró com os professores da Ballroom.
– O Nicolas tem uma história muito interessante, por ser um músico francês que mora no Brasil e tem uma trajetória de estudo no violino muito ligada à música nordestina, já tendo até participado de um projeto do Gilberto Gil dedicado ao forró, que excursionou pelo interior da Bahia. Trazê-lo para Caxias é mais um sonho realizado para nós – destaca o dançarino e professor Giovani Monteiro, pernambucano radicado em Caxias.
O encerramento, no dia 13 de outubro, será no Vielas Espaço Cultural (Rua Vinte de Setembro, 3459, Euzébio Beltrão de Queiroz), a partir das 15h, novamente com Rafael De Boni e Forró Solado acompanhados dos dançarinos.
– O Forró da Serra nasceu de uma vontade minha e da Caroline Zini, minha parceira de dança, ao perceber que nossos alunos gostavam muito deste ritmo, mas que tinham pouco contato com o forró mais tradicional. A cada ano temos conseguido um respaldo maior do público e de apoiadores, que estão permitindo levar estes momentos de alegria tanto ao pessoal do centro quanto da periferia. Este é o segundo ano em que levamos o evento ao Beltrão, que é um bairro carente da nossa cidade, além de ser uma comunidade onde há muitos nordestinos de origem inseridos – acrescenta Monteiro.
Para quem quiser, literalmente, vestir a camisa do evento, a Ballroom terá peças à venda por R$ 80, que irão ajudar a cobrir os custos com passagens aéreas dos convidados, que tiveram um acréscimo significativo após a enchente (o evento estava previsto originalmente para ocorrer em maio).
A 4ª edição do Forró da Serra conta com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Caxias do Sul.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
28/9 (sábado), das 14 às 15h: Oficina gratuita de Forró junto ao Centro de Cultura Ordovás
5/10 (sábado), das 14 às 15h: Oficina gratuita de Forró junto ao Centro de Cultura Ordovás
19/10 (sábado), das 14h às 15h: Oficina gratuita de Forró junto ao Centro de Cultura Ordovás
12/10 (sábado), a partir das 18h: Shows de Nicolas Krassik e Rafael de Boni, e aula gratuita de forró, no Centro de Convivência da UCS
13/10 (domingo), a partir das 15h: Encerramento da programação, com show de Rafael de Boni e apresentação dos bailarinos Giovani Monteiro e Caroline Zini, no Vielas Espaço Cultural (Rua Vinte de Setembro, 3459, Bairro Euzébio Beltrão de Queiroz)
26/10 (sábado), das 14h às 15h: Oficina gratuita de Forró junto ao Centro de Cultura Ordovás