A trajetória de um jovem haitiano que, aos 16 anos, deixou seu país em busca de uma nova vida em Flores da Cunha, é o mote para o documentário Dayendji - Vida de Imigrante. Com duração de 14 minutos, o documentário idealizado e dirigido por Nícolas Mabilia será lançado nesta sexta-feira (6), no Instagram e no canal do YouTube do rapper.
Vida de Imigrante explora as camadas da adaptação cultural, do racismo e dos desafios enfrentados por quem deixa seu país para buscar uma vida melhor. Conforme o diretor, a ideia nasceu da necessidade de humanizar os imigrantes caribenhos que chegaram em massa há mais de 10 anos na região, logo se espalhando por municípios como Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Garibaldi, além de Flores:
- Eu queria mostrar que eles têm um passado, sonhos, objetivos e talentos como qualquer pessoa. Este documentário busca aproximar os habitantes da cidade ao contar as histórias dessa nova população que chegou a Flores da Cunha.
Os depoimentos do rapper, de 24 anos, são alternados com as músicas de sua autoria. Com letras no dialeto crioulo e também em português, Dayendji relata suas experiências como imigrante, a busca por sua identidade e a luta contra o preconceito.
A realização é via Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, com apoio da Prefeitura de Flores da Cunha.