O historiador e artista plástico caxiense Juventus Dal Bó irá lançar neste sábado, a partir das 16h, no Zarabatana Café, o livro Inventário dos Estandartes Profanos. A obra documenta uma coleção de obras criadas pelo autor, que utiliza tecidos e fragmentos de panos para criar estandartes e homenagear grandes literatos da história mundial. Os “estandartes profanos” estiveram em exposição em Caxias do Sul em maio do ano passado, no Museu dos Capuchinhos.
Com seus estandartes, Dal Bó procura formas de unir colagens de tecidos, buscando conexões entre a criação de seus estandartes e a trama de ideias urdidas por grandes autores. As criações celebram exercícios nostálgicos, brincadeiras, provocações e momentos de inquietude que surgiram como uma estratégia de escapatória para as tensões vivenciadas no período pandêmico.
Com projeto gráfico e edição de Rodrigo D'Avila Gomes, o livro inclui textos de personalidades de Caxias do Sul que unem suas experiências pessoais com a literatura. A organização é de Christian de Lima, com edição e projeto gráfico de Rodrigo D’Avila Gomes.
Os exemplares estarão à venda por R$ 30 cada.