Ponto de vista: a gravura sob diferentes perspectivas nomeia e e norteia a exposição do artista visual Gelson Soares, que abre nesta quarta-feira (14), às 19h30min, no Campus 8 da UCS. Na mostra, o gravurista revela parte de um processo desenvolvido ao longo de quase duas décadas de prática e pesquisa sobre o tema.
Ao contemplar as 22 obras expostas percebe-se como Gelson apresenta diferentes perspectivas sobre o uso de materiais, explorando os conceitos da gravura a partir da desconstrução do clássico processo artístico.
— É fruto de uma pesquisa que eu tenho desde que eu comecei a estudar, porque eu pensava "como é que eu vou levar a gravura pra dentro de uma escola de ensino formal?". É uma coisa que necessita de prensa, tem todo um maquinário... E eu pensava: "Como é que eu vou ensinar isso pros alunos de uma forma que eles entendam o que é uma gravura e qual é a diferença de uma gravura pra outra" — explica.
A partir dessa inquietação, Gelson começou a pesquisar alguns materiais de uso comum, como o plástico, a madeira e o papel.
— Quem vier prestigiar a exposição, vai ver que é uma mostra bem minimalista. É pra sair daquele olhar da gravura tradicional e pensar a gravura de uma outra forma. Porque tem gravuras que tu vais olhar ali na exposição que parecem ser pinturas, por exemplo — revela o artista.
A curadora da exposição, professora Silvana Boone, destaca que as propostas criativas são construídas de forma didática, oportunizando aos alunos de uma escola, por exemplo, o acesso à arte como alternativa de desenvolvimento humano.
— Essa exposição apresenta a gravura na sua simplicidade e esconde a complexidade dos seus processos, que são invisíveis ao olhar visitante. Gelson nos confia seu ponto de vista que vai além do espaço real: um espaço único, que vai do preto da tinta ao branco do papel, delimitando os contrastes espaciais entre linhas, entre o dentro e o fora, entre o que é e o que se deseja ver — resume.
Agende-se
- O quê: Ponto de vista: a gravura sob diferentes perspectivas, exposição de 22 obras do artista visual Gelson Soares.
- Quando: abertura nesta quarta-feira (14), às 19h30min. Visitação até 6 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.
- Onde: Galeria de Arte do Campus 8 da UCS (Av. Frederico Segala, 3099 - Samuara).
- Quanto: entrada gratuita.