Aos 13 anos, Caetano Furlan Pauletti lança o primeiro livro, A Floresta do Outono, um conto de suspense, escrito no último ano. Ele é caxiense e estuda na Escola Ceit Leonel Brizola, em Bombinhas (SC). Para o texto, contou com o apoio do professor Andrey Fensterseifer, que o orientou durante o processo de escrita.
Caetano explica que escrever é uma necessidade pra ele, pois é a melhor forma que encontrou para se expressar e organizar a criatividade, ideias e sentimentos.
— Me sinto um pouco orgulhoso de mim mesmo, porém, eu acho que minha idade não influencia na minha visão sobre isso. Escrever é um processo natural para mim — conta Caetano.
Na obra, o autor apresenta aos leitores um mundo repleto de mistérios e aventuras. Quem quiser garantir seu exemplar, pode adquirir na Livraria Arco da Velha, em Caxias do Sul, a R$ 35.
O processo de escrita da obra se deu na escola. De acordo com a mãe, Michele Borghetti Furlan, como Caetano é autodidata para a língua inglesa, ela solicitou que pudesse ser liberado de uma das aulas durante o período para ficar na biblioteca escrevendo.
Enquanto a turma tinha aulas de inglês, ele ficava na biblioteca com o professor e tutor Andrey Fensterseifer, que o orientou durante o processo.
— Eu estava escrevendo uma outra história mais elaborada, porém não conseguia deixar minhas ideias fluírem. Seguindo uma ideia de meu mentor, comecei a escrever um conto, colocando no papel uma ideia que havia tido mais cedo, no mesmo dia — relembra Caetano.
O livro foi publicado pela editora Nova Ericeira, de Bombinhas, em parceria com a Academia de Letras do município catarinense.
De acordo com Michele o filho planeja uma nova obra:
— Nesse ano, ele já está escrevendo um outro livro. Às vezes, ele chega em casa e me diz: "mãe, eu preciso escrever". Ele não escreve só coisas do livro. Ele escreve contos, coisas que passam pela cabeça dele... Ele tem uma necessidade de colocar essa criatividade no papel — conta Michele.