Duas das exposições que integram a programação da 17ª Semana da Fotografia de Caxias do Sul, promovida pela Unidade de Artes Visuais da Secretaria Municipal de Cultura, serão inauguradas nesta sexta-feira, no Centro de Cultura Ordovás, ambas com visita guiada seguida de bate-papo, a partir das 19h.
Na Galeria de Artes, entra em cartaz Tessituras do Adeus, da artista visual carioca Sandra Gonçalves, radicada em Porto Alegre, onde é docente da UFRGS. Tendo origem na pintura, nos últimos anos Sandra passou a se dedicar à fotografia, também como objeto de pesquisa dentro do universo das artes plásticas. A série que traz a Caxias, com curadoria de Letícia Lau, explora o tema da transitoriedade e a complexidade da vida e da morte. Em cada uma das 15 imagens, Sandra apresenta seu olhar pessoal sobre momentos de despedida, fundindo fotografias com achados digitais para criar composições híbridas.
Para os interessados em conhecer mais sobre o processo criativo da artista, no sábado Sandra irá ministrar a oficina “Olhar Particular, da objetividade à expressão”, às 14h. A oficina tem vagas limitadas e as inscrições são gratuitas. Interessados devem se inscrever até o dia 22 de agosto, pela plataforma digital da UAV.
Na Sala de Exposições, o gaúcho André Dias Vieira, também pesquisador da UFRGS, dentro da linha de pesquisa Desdobramentos da Imagem, apresenta Fotografia, Memória e Ficção: Um Triângulo Amoroso. A mostra dialoga com os conceitos apresentados no título, metaforizando possíveis relações, como numa relação a três. Além de discorrer sobre fotografia pela ótica do registro, do afeto e da invenção, André busca aprofundar o olhar para a vida enquanto potência poética.
Após as visitas guiadas, a partir das 20h ocorre no Zarabatana Café a Festa da Fotografia, tendo como atração o Traquitana Trio, de Porto Alegre, misturando jazz, samba e bossa nova.
SÁBADO RECHEADO
Além da já mencionada oficina que será ministrada por Sandra Gonçalves, a programação de sábado traz outras três atividades presenciais e gratuitas dentro da 17ª Semana da Fotografia, todas no Ordovás.
Às 8h30min, Marcos Martins Antunes comanda a oficina “Fotografia Analógica: Uma introdução a uma prática clássica”. Às 10h, ocorre outra oficina, “Cianotipia”, em que Carolina Muniz irá abordar esta antiga técnica de impressão caracterizada por tons azulados.
Por fim, às 18h,o Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul, irá apresentar os trabalhos produzidos na oficina “Desafio”, em que os participantes, que realizaram inscrição prévia, fotografaram dentro da temática Cores Urbanas.