A prefeitura de Caxias do Sul e a empresa Festa da Uva S.A. apresentaram, no fim da tarde desta sexta-feira (5), um projeto que prevê a instalação de um café junto ao Memorial Atelier Zambelli, que fica no subsolo do monumento Jesus Terceiro Milênio, nos Pavilhões da Festa da Uva. Atualmente, o espaço, inaugurado em 2004, recebe apenas visitantes por agendamento.
A iniciativa ainda está em fase inicial e não há expectativa de inauguração do estabelecimento voltado à alimentação. A próxima etapa prevê um chamamento público para definir a empresa interessada em assumir o serviço. O café, segundo o projeto, ficará localizado onde hoje estão as obras de arte sacra, no subsolo, e parte das peças serão transferidas para a capela, situada no andar acima.
Entre as justificativas para a instalação, está o aumento no fluxo de visitantes no parque como um todo, a sustentabilidade financeira do memorial, além da geração de interações e trocas culturais entre moradores e turistas no espaço.
— Nos reunimos para conversar sobre o funcionamento, da reabertura de uma forma regular, e então surgiu essa ideia, por parte da Secretaria da Cultura, do Turismo e da empresa Festa da Uva, para termos mais aproveitamento. Na nossa opinião vai valorizar o acervo, dando mais vida a esse local — explica o secretário de Turismo Ricardo Daneluz.
O Memorial Atelier Zambelli foi inaugurado em dezembro de 2004 e fechado para reforma em 20 de agosto de 2017. O espaço foi reaberto em 2019 e, atualmente, as visitas ocorrem apenas por agendamento. O nome Zambelli é uma homenagem ao escultor italiano Michelangelo Zambelli, que fundou em 1915, em Caxias, o Atelier de Escultura Michelangelo Zambelli & Cia Ltda, localizado na Avenida Júlio de Castilhos.
A história de Zambelli
- Filho do imigrante Tarquínio Zambelli, o escultor Michelangelo, nascido na Itália em 1883, foi o que teve atuação mais intensa na cidade e na região de colonização italiana.
- Após uma temporada em Buenos Aires, onde participou da decoração do Teatro Colón, fundou, em 1915, o Atelier de Escultura Michelangelo Zambelli & Cia Ltda, localizado na Avenida Júlio de Castilhos, 815.
- A notoriedade e o reconhecimento foram imediatos: o cuidadoso acabamento artesanal, a pintura à mão e o requinte eram marcas registradas das peças, que passaram a ser obrigatórias na decoração de capelas, igrejas e residências.
- Após a morte de Michelangelo, em 1949, a esposa, Adelina Stangherlin Zambelli, assumiu a direção do negócio, juntamente com o sócio Nilo Tomasi. A produção seguiu até o início dos anos 2000, quando o velho casarão de madeira começou a sofrer com a degradação física.
- Passado um período de indefinições, entre 2002 e 2004, parte do acervo remanescente foi adquirido pela Festa da Uva, com suporte técnico e artístico do Departamento de Memória e Patrimônio Cultural, da Secretaria Municipal da Cultura.
- Catalogadas e recuperadas, as cerca de 100 esculturas e os 900 casulos protetores, usados nas reproduções em série, foram levados para o subsolo do Monumento Jesus Terceiro Milênio.
- O Memorial Atelier Zambelli foi inaugurado em dezembro de 2004 e fechado para reforma em 20 de agosto de 2017. O espaço foi reaberto em 2019. Atualmente, as visitas ocorrem apenas por agendamento.