O universo feminino e a fragilidade do ser humano estão retratados pela artista caxiense Susan Mendes na exposição Por Um Fio, que abre para visitação nesta quarta-feira (8), na Galeria de Arte Gerd Bornheim, da Casa da Cultura.
As 33 obras têm como suporte o papelão e são concebidas por meio das técnicas de bordado e pintura. Nelas, a artista provoca a reflexão do espectador sobre a luta das mulheres por liberdade de expressão e autoconhecimento. Contudo, por conta do atual momento pelo qual passa o Estado, com inúmeras consequências de mais um efeito climático extremo, Susan amplifica o conceito dessa mostra.
— A exposição fala, nesse momento como estamos hoje, sobre a fragilidade humana. Num momento de tanta fragilidade no Rio Grande do Sul, eu estou vendo a exposição não só voltada ao universo feminino, mas voltada também ao universo em geral, mostrando como a vida de todos nós está sempre por um fio — resume Susan Mendes.
A artista, que soma 40 anos de carreira, trabalha com papelão, material com o qual ela realiza pesquisa e experimentação há cerca de 10 anos. Sua intenção é traçar um paralelo entre o descarte do papelão e o descarte da mulher na sociedade.
— Eu faço toda uma conexão desse descarte do papelão com o descarte da mulher, porque a mulher é descartada muito facilmente. Quando perde sua forma ideal ou quando ela envelhece um pouco. Quando já tem os seus filhos ela é facilmente descartada pela sociedade — critica a artista.
Essa pensaamento se sustenta a partir de técnicas que associam o pintar e o lixar. Esteticamente, ela explica que isso revela o passar do tempo e as cicatrizes carregadas pela mulher durante a vida.
— Eu quero mostrar como é tênue essa linha que divide a vida e a morte. Mas, no caso, não só uma morte física, eu falo também muito de uma morte emocional. O quanto as pessoas, às vezes, acabam se matando, não deixando o seu "eu" crescer, matando o seu "eu" emocional em função do machismo e da perversidade oculta nos pequenos comentários — explica.
Com mais de 30 exposições realizadas em museus, universidades, acervos e instituições culturais prestigiadas, como o Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS), Susan Mendes também participou da mostra Fora das Sombras – Novas Gerações do Feminino na Arte Contemporânea, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba (PR). Em 2023, expôs na mostra Ausências na História: a vez e a voz de artistas mulheres do Rio Grande do Sul, no Centro Cultural dos Correios (RJ).
Solidariedade
Na Casa da Cultura, espaço que recebe a mostra de Susan Mendes, há um ponto de coleta de doações para as vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul. A artista pede que, quem for visitar a mostra, também contribua com a arrecadação de donativos.
Programe-se
- O quê: Por Um Fio, de Susan Mendes.
- Quando: abertura nesta quarta-feira (8). Visitação até o dia 1º de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e, sábados, das 10h às 16h.
- Onde: Galeria de Arte Gerd Bornheim, Casa da Cultura (Rua Doutor Montaury, 1.333 - Caxias).
- Quanto: entrada franca.