Primeira exposição individual da fotógrafa Carolina Muniz, lageana radicada em Caxias do Sul, "O Azul da Cidade", que entra em cartaz nesta sexta-feira no Centro de Cultura Ordovás, convida os visitantes a experimentar um olhar diferente sobre as formas e as linhas do ambiente urbano, com o uso da técnica da cianotipia.
Técnica de impressão fotográfica descoberta ainda na primeira metade do século 19, pelo cientista britânico Sir John Herschel (1792-1871), a cianotipia tem como característica principal os tons de azul. Ao escolher este processo, que conheceu durante a graduação em Fotografia pela UCS, Carolina conta que a principal razão foi a materialidade da fotografia:
- Mesmo quando a gente imprime uma fotografia digital, não é a mesma coisa. Com a cianotipia o processo até ter a imagem em mãos é mais demorado, envolve mais etapas e todas são pensadas de maneira consciente. A obra em si tem um pouco mais de significado. Outra questão é ser um processo relativamente simples. São dois produtos químicos de fácil acesso, que não são poluentes como são os da fotografia analógica, e também não é preciso ter um equipamento tão preciso, nem local protegido da luz.
As 15 fotografias que compõem a mostra são o resultado de incursões de Carolina por bairros como De Zorzi, Diamantino e Petrópolis. Trata-se, porém, de um trabalho de abstração em que paisagens não são fotografadas para serem reconhecidas, mas sim para servirem ao processo criativo da fotografia artística:
- Sempre gostei de fotografia de natureza, mas também sempre fui fascinada pelas construções, pelas formas de prédios da cidade. Acho que se complementam muito bem. De um lado o orgânico te dá as linhas tortas, círculos incompletos, e do outro tu tens a rigidez, as linhas retas ou diagonais das construções. Meu intuito é focar nas formas desses objetos e também desprender o espectador do lugar em si, do onde a fotografia foi tirada ou do que é aquele objeto, mas sim focar nas formas até quase chegar a uma abstração.
Para quem se interessar em conhecer mais sobre a técnica de cianotipia, Carolina irá ministrar uma oficina presencial amanhã, às 14h30min, também na Sala de Exposições do Centro de Cultura Ordovás. A atividade é gratuita.
PROGRAME-SE
O quê: exposição "O Azul da Cidade", de Carolina Muniz
Quando: abertura nesta sexta-feira, às 18h30min. Visitação: segunda, das 9h às 16h30min; terças a sextas, das 9h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 14h às 22h. Até o dia 5 de maio.
Onde: Sala de Exposições do Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul
Quanto: visitação gratuita