A partir desta quinta-feira, até o dia 24 de maio, a Galeria de Artes do campus 8, da UCS sedia a exposição "Acervo Marcelo Lunardi: diálogos na produção de gravuras de artistas mulheres". Com curadoria de Juliane Brino e do próprio Lunardi, um dos mais reconhecidos mestres impressores de gravuras em metal do Estado, a mostra reúne trabalhos de 25 artistas do mundo todo, sendo em grande parte inéditos.
Entre as mulheres que tiveram suas obras impressas por Lunardi, e que o público poderá conferir na exposição estão nomes como Anico Herskovits (Uruguai), Hanna Hennenkemper (Alemanha), Karin Lambrecht (POA), Maria Bonomi (Itália), Maria Lucia Cattani (Garibaldi), Maria Tomaselli (Áustria), Nara Amelia (Três Passos), Teresa Poester (Bagé), Tomie Ohtake (Japão) e Vera Chaves Barcellos (POA). Vale destacar que todas as artistas estrangeiras da exposição foram radicadas no Brasil e parte delas teve contato com Lunardi durante o período em que o técnico-impressor prestou seus serviços à Fundação Iberê Camargo, entre 2003 e 2016.
- Como um alquímico, Lunardi dá vida às imagens gravadas em cada matriz. Ele tem uma história com cada gravura exposta, desde o convívio com cada autora no desenvolvimento de sua produção até os processos realizados em cada tiragem, pois para ele o trabalho do artista é um mundo diverso que o impressor necessita desvendar, ainda que as técnicas utilizadas possam ser, basicamente, as mesmas. Esta coletânea enfatiza o envolvimento profundo do olhar do técnico-impressor para revelar singularidades, nuances e sutilizas de lugares tão distantes e, ao mesmo tampo, tão próximos, que se encontram na gravura em metal - destaca a curadora da mostra, a artista e professora Juliane Brino.
Na abertura da exposição, nesta quinta, os visitantes poderão participar da conversa com Lunardi, que é natural de São Paulo das Missões e atualmente reside em Bento Gonçalves, onde segue trabalhando em estúdio próprio. No bate-papo será abordada a história que permeia as gravuras expostas, enfatizando as particularidades de cada produção.
PROGRAME-SE
O quê: exposição "Acervo Marcelo Lunardi: diálogos na produção de gravuras de artistas mulheres", com diversas artistas
Quando: abertura nesta quinta, às 19h30min. Visitação até 24 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.
Onde: Galeria de Artes do Campus 8 da UCS, em Caxias do Sul
Quanto: visitação gratuita