Para coroar as celebrações do Ano do Centenário de Honeyde Bertussi (1923-1996), assim oficializado pela prefeitura de Caxias do Sul em fevereiro do ano passado, uma grande reunião de talentos da música regional gaúcha fará um espetáculo gratuito nesta quarta-feira (13), no Centro de Eventos do Parque da Festa da Uva. A ocasião também irá marcar a inscrição da Música Bertussi, imortalizada por Honeyde e pelo seu irmão, Adelar Bertussi (1933-2017), como Patrimônio Cultural Imaterial do município.
Com início marcado para as 18h45min e apresentação do jornalista do Grupo RBS José Alberto Andrade, o encontro terá apresentação de nomes como Renato Borghetti, César Oliveira & Rogério Melo, Marinês Siqueira, Gilney Bertussi (filho de Adelar), Edson Dutra, entre outros. Ainda haverá apresentações do Quinteto de Jazz da Orquestra Municipal de Sopros e do grupo de danças folclóricas Os Gaudérios.
- Tivemos a felicidade de contar com grandes nomes que atenderam ao nosso convite com muita alegria, para fazer esta noite que certamente será emocionante para todos que forem prestigiar. Honeyde alegrou nossos corações com sua música, abriu caminhos para que muita gente viesse depois, e também será um momento de retribuição a este ícone da cultura gaúcha e brasileira - comenta o acordeonista Robison Boeira, diretor artístico do evento.
Boeira acrescenta que será feita uma homenagem ao acordeonista Paulo Siqueira, primo e ex-companheiro musical de Honeyde no conjunto Os Bertussi, falecido no início deste mês, em Caxias:
- Paulo Siqueira foi um grande músico e amigo, que estava em nossa lista de convidados para participar do evento, assim como o Luiz Carlos Borges (falecido em maio do ano passado), que infelizmente também partiu para outra querência. Além da homenagem no cerimonial, vou tocar uma música que Paulo Siqueira e Honeyde compuseram em parceria, chamada "Tropeiro em Apuros".
Um dos filhos de Honeyde Bertussi, responsável por capitanear a programação que celebra o centenário do acordeonista, o arquiteto Paulo Bertussi destaca a importância histórica do evento:
- Além de coroar as homenagens que foram prestadas a Honeyde Bertussi ao longo do ano passado, este evento irá reunir grandes músicos que beberam e ainda bebem desta vertente que é a música Bertussi, caracterizada por um balanço e por acordes que irão ficar para toda a história. Honeyde foi um desbravador, cujo pioneirismo se deu numa época em que mal havia estradas e a comunicação era muito precária nos interiores desta região, superando toda a adversidade com muita determinação e talento.
O show é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, com apoio da prefeitura de Caxias do Sul e Câmara Municipal, além de entidades parceiras. A produção cultural e coordenação geral é de Rúbia Frizzo.
PROGRAME-SE
O quê: show comemorativo pelo centenário de Honeyde Bertussi, com diversos artistas
Quando: nesta quarta-feira (13), a partir das 18h45min
Onde: Centro de Eventos do Parque da Festa da Uva, em Caxias do Sul
Quanto: evento gratuito