Como um marco da comemoração de 25 anos da Cia Municipal de Dança de Caxias do Sul, será remontado pelo atual corpo de bailarinos o espetáculo 1, 2, 3 - Uno Duo. As sessões ocorrem nesta quarta (13), quinta (14) e sexta-feira (15), às 20h, no Teatro Pedro Parenti (Casa da Cultura). O espetáculo foi apresentado pela primeira vez em 1998, quando da estreia da Cia de Dança. A entrada é franca (veja mais abaixo), com a sugestão da doação de um quilo de alimento não perecível.
As coreografias de 1, 2, 3 - Uno Duo são de Sigrid Nora, Eva Schul, Jair Moraes, Thomas Pliscke, Claudia Palma e Ney Moraes (que morreu no dia 31 de dezembro de 2023). A direção cênica é de Sigrid Nora, fundadora da Cia., e a direção artística do grupo é de Paula Giusto.
— A gente remontou o espetáculo que marcou a estreia oficial da companhia, em 1998. Ele tem a dramaturgia de cena da Sigrid Nora, que fez toda essa costura. A ideia é falar sobre a nossa memória e propor essa conversa sobre a Cia, o início dela e o que percorremos como trajetória, o que ela influenciou, o que trouxe... — revela Paula Giusto, Coordenadora da Unidade de Dança da Secretaria da Cultura.
O espetáculo 1, 2, 3 – Uno Duo é composto por nove cenas que colocam frente a frente ações conflitantes como o impulso e a resistência, a atração e a repulsão, o interno e o externo. A diretora cênica Sigrid Nora, que também foi a primeira coordenadora da Cia, em 1998, fala do desafio de remontar o espetáculo.
— Foi um privilégio e uma grande satisfação poder ver esse elenco atual incorporando e encarnando uma obra de 25 anos atrás, quando alguns deles nem estavam nascidos. Foi um privilégio muito grande, ver a forma com que esses corpos se adaptaram a isso, porque eles são corpos de formações diferentes. Para mim, foi um privilégio poder participar e vivenciar essa experiência — diz.
Segundo a diretora cênica, a apresentação trará obras de diferentes momentos e contextos da dança, como a dança moderna, o expressionismo alemão e o balé moderno. O fio condutor que une todos os movimentos é fruto de um olhar pós-moderno, define Sigrid.
— Quem fez essa dramaturgia e esse fio condutor fui eu, em 1998, e nós estamos reproduzindo agora. Era uma época em que estava começando a surgir, aqui no Sul, esse olhar a partir de conceitos da contemporaneidade. É um conceito de não linearidade em juntar todas essas obras de uma forma que elas traduzam uma narrativa — destaca.
Apesar de atualmente não estar à frente da Cia, Sigrid orgulha-se de fazer parte dessa trajetória de sucesso do grupo.
— Para mim é um privilégio poder fazer a direção cênica de uma obra de 25 anos atrás. Essa obra tem uma dramaturgia que contempla tanto a plateia quanto um elenco. São nove obras, de seis coreógrafos diferentes, de épocas e de um contexto completamente diferente.
Programe-se
- O quê: 1, 2, 3 – Uno Duo, com coreografias de Ney Moraes, Sigrid Nora, Eva Schul, Jair Moraes, Thomas Pliscke e Claudia Palma. Direção cênica de Sigrid Nora.
- Quando: quarta (13), quinta (14) e sexta (15), às 20h.
- Onde: Teatro Pedro Parenti (Casa da Cultura - Rua Dr. Montaury, 1.333 - Caxias do Sul).
- Quanto: entrada franca (sugere-se a doação de um quilo de alimento não perecível). Ingressos antecipados ser adquiridos das 9h às 16h, na bilheteria da Casa da Cultura.