Evento que reúne todos os anos instrumentistas e apreciadores de música erudita na Região das Hortênsias, o Gramado in Concert também é palco para histórias de inspiração. Entre os 400 alunos de 22 estados brasileiros e também de 10 países selecionados para participar do evento, está o Quinteto Acauã, da cidade de Teixeira de Freitas, a 800 quilômetros de Salvador, na Bahia, que enfrentou uma série de obstáculos para estar em Gramado e se apresentar no evento, que segue até sábado (3) na Região das Hortênsias.
Após comemorarem a notícia da participação, o grupo formado por Felipe Pereira (flauta transversal), Gustavo Sucupira (violino), Adrian Rodrigues (violoncelo), Kevin Santos (viola) e Wesley Santana (percussão) precisou pensar em um jeito de conseguir vir para o Sul. Eles organizaram rifa e fizeram vaquinhas para arrecadar o dinheiro e comprar as passagens de ônibus.
A viagem começou na quarta-feira (24). Os músicos pegaram o primeiro ônibus com destino a Belo Horizonte (MG). Depois, embarcaram para São Paulo.
— Nossa chegada em São Paulo foi atrasada. Perdemos o ônibus de São Paulo para Curitiba e tivemos que comprar novas passagens para o grupo. Ficamos desesperados e passamos o valor no cartão de crédito. Depois, vamos dar um jeito de pagar a fatura. Em função da troca das passagens, tivemos que ficar um dia inteiro em Curitiba para pegar o ônibus para Caxias — conta Kevin.
Após desembarcar na rodoviária de Caxias para pegar o último ônibus em direção a Gramado, mais um desafio. Em função de obras, a BR-116 está interrompida em Nova Petrópolis. Por isso, foi necessário pegar um desvio, o que atrasou a chegada do grupo em Gramado.
Ao todo, foram três dias de viagem e quatro companhias diferentes. Mas nada que impedisse a participação do quinteto, que fez diversas apresentações ao longo da semana no Gramado in Concert e, em breve, estará voltando para casa.
— Está valendo muito a pena a experiência. É uma cidade maravilhosa, é muito informativo, profissional. Está sendo maravilhosa todas as oportunidades que a gente está tendo aqui, de se apresentar na Rua Coberta, na ExpoGramado, e em outros ambientes da cidade — resume Kevin.
Com o intuito de promover a música brasileira, o Quinteto Acauã é formado por jovens da cidade de Teixeira de Freitas. Em seu repertório, está um conjunto de peças do movimento Armorial, fundado por Ariano Suassuna. A filosofia Armorial visa a valorização da cultura nacional, com foco nas Artes Nordestinas e suas raízes populares (literatura, dança, pintura, música, etc.).