Empreendedores inspirados no potencial turístico de Gramado, na Região das Hortênsias, encontraram na cidade gaúcha especificidades para impulsionar o movimento do turismo de Campo Alegre, cidade do Norte de Santa Catarina. Entre os diferenciais analisados e que estão previstos para fazerem parte das novas construções está o formato de distribuição e gestão dos comércios, além do espaço amplo para turistas visitarem os ambientes a fim de aproveitarem a cidade.
Com cerca de 15 mil habitantes, a pequena cidade catarinense fica a cerca de 60 km de Joinville, maior do Estado vizinho em população. De acordo com o diretor do Grupo CRH, Alencar Guilherme Lehmkuhl, os estudos relacionados aos diferenciais turísticos oferecidos por Gramado, além das pesquisas para desenvolver projetos voltados para o turismo da cidade começaram há cerca de oito anos. O Grupo CRH é um dos que têm projetos já em andamento no município, como o Paraíso das Araucárias.
— A gente foi conhecer a trajetória de Gramado e entender como ela foi desenvolvida. Fizemos encontros com pessoas que operam em Gramado e também em Canela, como a família que opera o Skyglass Canela, para, de fato, nos mostrar como foi desenvolver e trabalhar lá — conta Lehmkulh.
Conforme o diretor, a partir dos estudos para a pesquisa foi possível entender o DNA de Campo Alegre e dar início a um projeto que combine com as características da pequena cidade.
— Diferente de Gramado, onde a hotelaria é muito forte e oferece atrações, além dos parques temáticos da cidade, Campo Alegre é uma cidade de turismo de meio ambiente, turismo de aventura e é preciso compreender essa identidade para dar um passo de cada vez no desenvolvimento turístico — explica o diretor.
Apesar dos estudos em Gramado, que esteve em 2023 entre os 10 destinos mais procurados por brasileiros, segundo levantamento feito pela Booking.com, a ideia para movimentar o turismo de Campo Alegre é desenvolver empreendimentos com a compreensão do público que frequenta a cidade considerada Capital Catarinense da Ovelha.
Conforme Lehmkuhl, os projetos que estão sendo desenvolvidos na cidade estão atrelados às paisagens naturais que existem em Campo Alegre, como cachoeiras, cascatas, trilhas e montanhas. De acordo com o diretor, durante a pesquisa feita em Gramado, os diferenciais estruturais encontrados devem ser colocados em prática nos projetos.
— Na parte central das ruas principais de Gramado, percebemos os espaços destinados às pessoas, elas conseguem caminhar e viver mais a centralidade da cidade. Então, o nosso boulevard, por exemplo, terá espaços com calçadas na parte pública, mais a parte privada com recurso de mais de sete metros, para desenvolver espaços para as pessoas caminharem e aproveitarem o espaço em si, sem problema de tumulto — afirma o diretor.
Segundo a secretária de turismo de Campo Alegre, Sandra Lepeck, a intenção de desenvolver o turismo na cidade é vista de maneira positiva, mas é preciso respeitar os limites do município.
— A nossa intenção é desenvolver um movimento turístico sustentável no município. A frase que diz que "Campo Alegre é uma cidade alegre no meio das montanhas" combina com a nossa identidade. Não podemos nos comportar como Gramado, que tem as próprias características, porque turisticamente nós estamos com outro nicho de pessoas que chegam na nossa cidade. Precisamos solucionar questões como o nosso saneamento básico e dar um passo de cada vez para desenvolvermos um turismo de qualidade, suportando a quantidade certa de pessoas, de acordo com as nossas condições — afirma a secretária.
Recorde histórico de Gramado em 2023
O vice-prefeito e secretário de Turismo de Gramado, Luia Barbacovi, afirma que a cidade tem sido inspiração para municípios de todo o país, principalmente para o fortalecimento do turismo. No ano passado, 8 milhões de turistas visitaram a cidade gaúcha. O número de público foi um recorde histórico registrado, com aumento de 6% em relação a 2022, quando cerca de 7,5 milhões de pessoas passaram pela cidade.
Para Barbacovi, o recorde registrado em 2023 pode estar relacionado não só à criatividade empreendedora para o desenvolvimento de atrativos, como também na segurança oferecida pela cidade. Representantes e empreendedores que consideram Gramado uma inspiração são incentivo para a cidade continuar buscando se desenvolver e registrar cada vez mais recordes.
— O fato de Gramado ser inspiração para municípios brasileiros vem de tempo. Consideramos isso como uma motivação para sermos cada vez melhor. A cultura gramadense de bem receber, ter qualidade, ser criativa e ser empreendedora é única, além dos cuidados com infraestrutura e segurança — afirma o vice-prefeito e secretário.
A expectativa de Gramado para 2024 e os próximos anos é começar a ocorrer, de maneira gradativa, o crescimento de público vindo de diferentes regiões da América Latina e do mundo.