Idealizado por uma família de artistas e inaugurado na última sexta-feira (15), o Ponto Coletivo oferece à população caxiense uma nova opção de espaço para fomento da cultura. Com locais para exposições, palco para apresentações teatrais e musicais, salas para cursos e workshops e até mesmo um café para um happy hour, o ambiente promove uma imersão nas artes.
Dio Gonçalves, Marcos Leal, Gabriela Leal e Júlia Mariá Leal são as cabeças por trás da novidade. A família idealizou o local para, além de expor as próprias obras, oportunizar que outros criadores possam se expressar e mostrar os trabalhos.
Gabriela, 31 anos, explica que a iniciativa surgiu de um desejo de oferecer algo diferente à comunidade. O local, segundo ela, é fruto da busca por autenticidade.
— Caxias tem poucos espaços para cultura. Queremos que seja uma nova opção para que os artistas possam utilizar. Além de ser um espaço cultural, queremos ser um lar para artistas, um local para trocas culturais e de parcerias significativas. Um lugar que reflita a nossa paixão pela arte, pela música e pelo encontro de mentes criativas — afirma.
No Ponto Coletivo, uma das opções para visitação é a galeria de arte dirigida pelos artistas plásticos Dio Gonçalves e Marcos Leal. Lá, além das obras próprias, também é possível conferir peças de artistas parceiros.
De acordo com Marcos, a iniciativa é um projeto independente do coletivo formado pela família Leal. O espaço é, segundo ele, alternativo e multigeracional, com o objetivo de reunir todos os tipos de arte produzidos pelas mais diversas idades de artistas caxienses.
Quem quiser expor por lá, ou ocupar algum dos espaços do Ponto Coletivo, pode entrar em contato diretamente com os organizadores. Pode ser pessoalmente, na Rua Andrade Neves, 573, por telefone, pelo (54) 99300-1703 ou pelo e-mail pontocoletivoarte@gmail.com. O local aceita feiras, bazares e iniciativas culturais diversas e funciona de terça a sábado, das 14h às 21h (terças, quartas e quintas) e das 14h às 23h (sextas e sábados).
O espaço já conta com programação para semana. Na terça (19), às 19h, abre a exposição Mulheres de Gaza de Ricardo Motter. Na sexta-feira (22), às 20h, o happy hour fica garantido com show acústico da cantora Leandra Castagna. Para o próximo ano, o curso "Autoconsciência e saúde pelo teatro" já está programado. As aulas ocorrem nos dias 17, 24, 31 de janeiro e 7 de fevereiro, com o professor Jorge Valmini. O custo é de R$ 250 e as vagas são limitadas.
Conheça os idealizadores do projeto
Marcos Leal: é artista plástico autodidata. Aos 56 anos, se define como um apaixonado pelo mundo das artes. O artista já realizou mais de 40 exposições, entre as individuais e coletivas, e se destaca pela sua obra fundamentada no cubismo arredondado.
Gabriela Leal: aos 31 anos, é graduada em Design Gráfico e ilustradora. A inspiração para sua expressão artística vem do pai, Marcos Leal. Além das artes visuais, Gabriela também se define como apaixonada pelo universo dos instrumentos musicais, tendo a bateria e o violão como instrumentos favoritos.
Dio Gonçalves: é artista visual autodidata. Aos 54 anos, destaca-se na criação de obras em acrílica sobre tela e na arte da reciclagem, onde transforma materiais em novas formas de expressão. A artista se define como fascinada pelo mundo da sustentabilidade, incorporando esse compromisso em sua arte.
Júlia Mariá Leal: Aos 26 anos, é formada em Engenharia Civil, mas desde cedo foi influenciada no mundo das artes por seu pai, Marcos Leal. Sua participação no Ponto Coletivo se deu com a criação do espaço físico na cidade.