Desta quinta-feira até sábado, o Parque da Festa da Uva recebe a 14ª edição do Mississippi Delta Blues Festival. O tradicional evento terá mais de 20 atrações espalhadas por três palcos principais, tendo entre os principais nomes músicos que dialogam com a vida e a carreira de B.B. King, que é tema desta edição através de parceria com a entidade que preserva seu legado, nos Estados Unidos. Entre novidades e o retorno de figuras conhecidas do público, confira a seguir uma lista com 14 razões que tornam a festa do blues em Caxias do Sul imperdível.
Direto de Itajaí
Uma das bandas brasileiras a alcançar maior projeção internacional no blues, a The Headcutters, de Itajaí-SC, é figurinha carimbada no MDBF. No entanto, esteve ausente da edição do ano passado. Este ano o quarteto que faz o som mais fiel ao blues de Chicago que se pode escutar por aqui retorna ao festival com direito a show de abertura do palco principal, hoje à noite, acompanhado do guitarrista carioca Maurício Sahady.
Mistura sulista
Entre as novidades desta edição está a abertura do line-up a ritmos regionais, cujos shows estarão concentrados no palco High Chaparral. E as atrações são de peso: o quarteto Yangos, o violonista Lúcio Yanel e a cantora Tatiéli Bueno estão entre os nomes que irão passar por lá.
Balada blues
Dentro da proposta de agregar outros ritmos e batidas ao festival, o drum 'n' bass estará representado pelo DJ Roman Leal, que tem o blues no sangue. Isso porque ele é filho do guitarrista Álamo Leal, atração recorrente no MDBF. Radicado na Europa, Roman gosta de levar para a pista clássicos da era de ouro do hip hop, do funk e do soul. Ele estará no Hummingbird Coffee Shop, espaço que também irá receber workshops e workshows durante as três noites.
Sangue novo
Um dos principais talentos da nova geração blueseira no Estado, o guitarrista Guto Konrad vem de Santa Cruz do Sul com seu trio para estrear no MDBF em dois shows na "casinha do blues". Virtuoso e cheio de estilo, unindo ao blues a pegada do rock 'n' roll, Konrad promete ser atração para muitos anos.
A banda delas
Formada apenas por mulheres, a Blues Gardenia faz sua estreia no MDBF na sexta-feira, no palco Red Stage. Tem entre os destaques a gaitista Débora de Oliveira e a guitarrista Karina Comin, duas das principais instrumentistas da cena local na atualidade.
Intervenções
Já é tradicional a participação da Cia. Municipal de Dança no MDBF, sempre com um número exclusivo. No ano passado as intervenções ocorreram em frente à capela, e o mesmo espaço será utilizado este ano para a performance intitulada "Church St. Corner", em referência à esquina na qual B.B. King gostava de se apresentar no início da carreira, em Indianola-MS.
Legado do Rei
Composta por instrumentistas que excursionaram pelo mundo ao lado de B.B. King, a B.B. King Museum Legacy Band celebra a música de B.B. King em todas as suas fases e referências. É formada por Alphonso "Doc" Sanders no saxofone, Jimmie Lee Jr, no piano, Michael "Cadillac" Dennis na guitarra, e Cory Toole Sr. na bateria, com todos dividindo a função de vocalistas. Pode ser conferida hoje, em dois sets no palco Red Stage, sexta, na "casinha", e sábado, no palco principal.
"The Bluz Queen"
É como é conhecida a cantora Claudette King, filha caçula de B.B. King que irá se apresentar no palco principal na sexta-feira, e na "casinha" no sábado, com os argentinos da banda Los Mentidores. Tem como marcas a voz poderosa e uma presença de palco envolvente, alternando no repertório músicas autorais e clássicos da carreira do pai, como "Playing With My Friends", "Rock Me, Baby" e "Stormy Monday'.
Comes e bebes
A praça de alimentação está, literalmente, recheada este ano. Entre as opções gastronômicas estão a Nella Pietra Pizzaria, Hamburgueria Jaime Rocha, Galeteria Alvorada, Tutano Burguer, Só Brownie e Pipoca Popstar. E os estandes de cerveja artesanal incluem as marcas Ordeo, Blauth Bier, Schatz, Imaculada, Lands e Don Uller.
Referência nas baquetas
Além de ter sido membro da banda de B.B. King por mais de 20 anos, Tony "TC" Coleman é considerado um dos principais bateristas de blues do mundo na atualidade, sendo um verdadeiro mestre para seus colegas de instrumento. Fará seus shows no festival acompanhado do guitarrista paulista Igor Prado e de sua banda, que conta com o talento do tecladista Luciano Leães.
Guitarras afiadas
Para quem curte solos inspirados de guitarra, o line-up deste ano traz alguns dos principais nomes do blues nacional no instrumento, vindo de diversos estados. Entre eles estão o paranaense Décio Caetano, o carioca Maurício Sahady - ambos são atrações hoje à noite - o gaúcho Fernando Noronha e o paulista Fred Sunwalk.
Até altas horas
Uma tradição que se formou desde as primeiras edições do festival é a das jam sessions sem hora para terminar, normalmente em algum palco que não seja o principal. É quando as mais improváveis combinações musicais podem acontecer, sempre com muito improviso. Na noite de sábado, quem irá comandar a jam na "casinha" é o Clube do Blues da Serra Gaúcha, capitaneado por Pedro Strasser na bateria e Marcos Petta no baixo, recebendo convidados.
Sotaque britânico
Quem gosta de assistir a performances marcantes tem de bater ponto nos shows do cantor e guitarrista inglês Ian Siegal. Ora explorando a potência que faz lembrar o vocal do lendário bluesman Howlin' Wolf, ora sendo mais melódico, especialmente ao tocar acústico, sua versatilidade o coloca entre os principais expoentes do blues contemporâneo. Não é à toa que ele já vem para a sua terceira participação no MDBF em Caxias (esteve também nas edições de 2017 e 2018), além de ter participado da edição carioca do evento, em 2019.
Show de carisma
Única banda a marcar presença em todas as edições do Mississippi delta Blues Festival, o Ale Ravanello Blues Combo, de Porto Alegre, sempre contagia o público com seus shows descontraídos. Neste ano o quarteto vai estar acompanhando a cantora e guitarrista norte-americana Rachel Fields, e certamente vai ajudar a elevar a energia do show que encerra a primeira noite no palco principal.
PROGRAME-SE
O quê: 14º Mississippi Delta Blues Festival: B. B. King Museum Edition
Quando: de hoje até sábado (portões abrem às 18h)
Onde: Parque de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS)
Quanto: de R$ 115 (meia entrada) a R$ 400, pelo site ingressoscaxias.mdbf.com.br ou na Carême Café e Patisserie (Rua Cel. Flores, 750 - sala 1)
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
QUINTA-FEIRA (7)
B. B. KING MUSEUM MAIN STAGE (PALCO PRINCIPAL)
20h: Maurício Sahady (RJ) & The Headcutters (SC)
22h: Décio Caetano (PR)
00h: Rachel Fields (USA) & Ale Ravanello Blues Combo (RS)
BIG RED STAGE
19h10 - 19h55: Alphonso "Doc" Sanders & B.B. King Museum Legacy Band (MS/USA)
21h10 - 21h55: Alphonso "Doc" Sanders & B. B. King Museum Legacy Band (MS/USA)
23h - 23h55: Juke & Guests (RS)
CLUB EBONY STAGE
18h30 - 19h15: Carlos Garbin (RS - BEL)
19h45 - 20h30: Carlos Garbin (RS - BEL)
21h - 21h45: Ian Siegal Solo (UK)
22h15 - 23h: Ian Siegal Solo (UK)
23h30 - 00h30: Fred Sunwalk (SP)
01h - 02h: Los Mentidores (ARG)
HIGH CHAPARRAL STAGE
19h - 20h: Minuano Wind (RS)
21h - 22h: Yangos (RS)
23h - 00h: Yangos (RS)
01h30 - 02h30: Minuano Wind (RS)
INDIANOLA MISSISSIPPI SEEDS STAGE
20h15: Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul
22h15: Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul
SEXTA-FEIRA (8)
B. B. KING MUSEUM MAIN STAGE (PALCO PRINCIPAL)
20h: Fred Sunwalk (SP)
22h: Ian Siegal (UK) & Alamo Leal (RJ)
00h: Claudette King (USA) & Los Mentidores (ARG)
BIG RED STAGE
19h10 - 19h55: Decio Caetano (PR)
21h10 - 21h55: Blues Gardenia (RS)
23h10 - 23h55: Rachel Fields (AR/USA) & Ale Ravanello Blues Combo (RS)
01h10 - 01h55: Rachel Fields (AR/USA) & Ale Ravanello Blues Combo (RS)
CLUB EBONY STAGE
18h30 - 19h15: Maurício Sahady (RJ) & The Headcutters (SC)
19h45 - 20h30: Maurício Sahady (RJ) & The Headcutters (SC)
21h - 21h45: Tony “TC” Coleman (USA) & Igor Prado (SP)
22h15 - 23h: Tony “TC” Coleman (USA) & Igor Prado (SP)
23h30 - 00h15: Alphonso "Doc" Sanders & B. B. King Museum Legacy Band (MS/USA)
00h45 - 01h30: Alphonso "Doc" Sanders & B. B. King Museum Legacy Band (MS/USA)
02h - 03h: Clube do Blues SG + RJ
HIGH CHAPARRAL STAGE
19h - 20h: Naldo Frizon & Triple Trouble (RS)
21h - 22h: Minuano Wind (RS)
23h - 00h: Lucio Yanel (ARG - RS)
01h30 - 02h30: Naldo Frizon & Triple Trouble (RS)
INDIANOLA MISSISSIPPI SEEDS STAGE
20h15: Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul
22h15: Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul
SÁBADO (9)
B. B. KING MUSEUM MAIN STAGE (PALCO PRINCIPAL)
20h: Fernando Noronha & Black Soul (RS)
22h: Alphonso “Doc” Sanders & B.B. King Museum Legacy Band (USA)
00h: Tony “TC” Coleman (USA) & Igor Prado (SP)
BIG RED STAGE
19h10 - 19h55: Ian Siegal (UK) & Alamo Leal (RJ)
21h10 - 21h55: Ian Siegal (UK) & Alamo Leal (RJ)
23h10 - 23h55: Maurício Sahady (RJ) & The Headcutters (SC)
01h10 - 01h55: Maurício Sahady (RJ) & The Headcutters (SC)
CLUB EBONY STAGE
18h30 - 19h30: The Cotton Pickers (RS)
20h - 20h45: Guto Konrad Trio (RS)
21h15 - 22h: Guto Konrad Trio (RS)
22h30 - 23h15: Claudette King (USA) & Los Mentidores (ARG)
23h45 - 00h30: Claudette King (USA) & Los Mentidores (ARG)
01h - 01h45: Rachel Fields (AR/USA) & Alamo Leal (RJ)
02h15h - 03h: Rachel Fields (AR/USA) & Alamo Leal (RJ)
HIGH CHAPARRAL STAGE
19h - 20h: Oly Jr. (RS)
21h - 22h: Oly Jr. (RS)
23h - 00h: Tatiéli Bueno (RS)
01h30 - 02h30: Minuano Wind (RS)
INDIANOLA MISSISSIPPI SEEDS STAGE
20h15: Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul
22h15: Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul