Entre caras novas e o retorno de velhos conhecidos, o palco principal do 14º Mississippi Delta Blues Festival, que ocorre de 7 a 9 de dezembro no Parque da Festa da Uva, em Caxias do Sul, já tem seus nomes definidos. O palco, que neste ano recebe o nome de B.B. King Museum Stage, por conta da parceria com a entidade que preserva o legado do icônico guitarrista, irá receber três shows por noite, sempre às 20h, 22h e 0h.
Na primeira noite quem irá abrir os trabalhos são os catarinenses da The Headcutters, banda de Itajaí que está consolidada entre as principais do gênero no Brasil, especialmente após o lançamento do álbum "That's My Name" junto com o lendário baixista de Chicago Bob Stroger. Junto com os "cortadores de cabeça" estará o guitarrista carioca Maurício Sahady, um dos músicos residentes do Mississippi Delta Blues Bar no Rio de Janeiro, onde também lidera as noites do Clube do Blues. Na sequência, às 22h, será a vez de outro guitarrista que é expoente do blues nacional, o paranaense Décio Caetano, presença quase obrigatória no MDBF bem como os porto-alegrenses do Ale Ravanello Blues Combo, que encerram a primeira noite na companhia da guitarrista Rachel Fields. Fields, uma das caras novas do 14º MDBF, vem direto do Arkansas, um dos estados sulistas que compõem a tríade do blues tradicional, ao lado do Mississippi e da Louisiana.
A segunda noite terá como primeira atração o explosivo guitarrista paulista Fred Sunwalk, cuja performance passeia por diversas tradições blueseiras, como o blues texano e o de Chicago, também com forte influência do funk e do R&B. Na sequência o guitarrista britânico Ian Siegal, que conquistou os caxienses no MDBF 2018, retorna acompanhado do guitarrista carioca Alamo Leal, radicado na Inglaterra, mas que sempre atende ao chamado do blues em Caxias. Encerrando a noite, a cantora e guitarrista Claudette King, filha caçula de B.B. King, irá se apresentar com a banda argentina Los Mentidores, que a acompanha em sua turnê pela América do Sul.
Na noite de sábado, que costuma reunir o maior público a cada edição, quem recebe o público no palco principal é o guitarrista gaúcho Fernando Noronha com sua banda Black Soul, retornando a Caxias após um longo hiato e prometendo uma grande performance neste reencontro. Quem também reencontra o público é o saxofonista norte-americano Alphonso "Doc" Sanders, que no ano passado estreou no MDBF ao lado do jovem guitarrista D.K. Harrell. Desta vez, Sanders irá liderar a B.B. King Museum Legacy Band, com outros três músicos vindos diretamente do Mississippi. E para fechar com chave de ouro, um dos principais bateristas de blues em atividade, Tony "TC" Coleman, fará um show na companhia do guitarrista paulista Igor Prado e sua banda dedicada especialmente ao animado estilo jump blues, mas que transita por qualquer vertente do gênero com a mesma desenvoltura.
Além do B.B. King Musem Stage, o festival terá outros seis palcos, todos com nomes em alusão ao tema. A popular "casinha do blues", por exemplo, recebe o nome de Club Ebony Stage, uma referência à casa noturna em Indianola, no Mississippi, da qual B.B. King chegou a ser proprietário. Outro palco que irá remeter à cidade onde B.B. King iniciou sua carreira é o Indianola Mississippi Seeds Stage, em frente à capela, e que servirá para as performances temáticas da Cia. Municipal de Dança, que irá apresentar uma coreografia em homenagem à Church Street, rua cuja esquina serviu para diversas performances do guitarrista ainda em sua adolescência, tocando por gorjetas.
PROGRAME-SE
O quê: 14º Mississippi Delta Blues Festival _ B. B. King Museum Edition
Quando: dias 7, 8 e 9 de dezembro de 2022
Onde: Parque de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS)
Quanto: de R$ 115 (meia entrada) a R$ 400, pelo site ingressoscaxias.mdbf.com.br ou na Carême Café e Patisserie (Rua Cel. Flores, 750 - sala 1)
SHOWS DO PALCO PRINCIPAL
Quinta-feira (7)
20h: The Headcutters (SC) + Maurício Sahady (RJ)
22h: Décio Caetano (PR)
0h: Ale Ravanello Blues Combo + Rachel Fields (USA)
Sexta-feira (8)
20h: Fred Sunwalk (SP)
22h:Ian Siegal (UK) & Alamo Leal (RJ)
0h: Claudette King (USA) & Los Mentidores (ARG)
Sábado (9)
20h: Fernando Noronha & Black Soul (RS)
22h: Alphonso "Doc" Sanders & B.B. King Museum Legacy Band (USA)
0h: Tony "TC" Coleman (UCA) e Igor Prado (SP)