Estrelado por Lázaro Ramos e Dira Paes, “Ó Pai, Ó 2” estreia nesta quinta nos cinemas brasileiros. Em Caxias do Sul, o longa entra em cartaz na Sala de Cinema Ulysses Geremia (Centro de Cultura Ordovás), com sessão às 17h.
O filme dirigido por Viviane Ferreira marca o retorno de Roque (Lázaro Ramos), ao lado de uma nova geração de personagens, filhos dos moradores do velho cortiço no Pelourinho mostrado no filme de 2007, que entram na luta pela causa negra de forma bem humorada e regada a música e poesia. Roque está prestes a lançar sua primeira música, e acredita que vai se tornar um artista de sucesso. Dona Joana (Luciana Souza) segue lidando com o luto pela perda de seus dois filhos e com a convivência conflituosa com os inquilinos. O bairro se prepara para a festa de Iemanjá, enquanto lida com as polêmicas dos vizinhos.
Além dos protagonistas, o público vai reencontrar outros personagens conhecidos, como o casal Reginaldo (Érico Brás) e Maria (Valdineia Soriano), a Baiana (Rejane Maia), Neusão (Tânia Toko) e Psilene (Dira Paes). Na segunda parte do filme, juntam-se ao elenco artistas como Luis Miranda, Russo Passapusso (vocalista do Baina System), a cantora e ministra da Cultura Margareth Menezes, Pierre Onassis (ex-Olodum), o grupo Attooxxa e a cantora Alana Sarah, conhecida como A Dama do Pagode.
Em entrevista ao Fantástico, da Rede Globo, exibida no último domingo, Lázaro Ramos comentou que o filme nasce de uma vontade muito grande do público de rever os personagens e de reconhecê-los novamente na perseguição pelos seus sonhos e em suas lutas coletivas:
- Este filme traz algo de 'esperançar', que é de ter fé, mas também de agir. Quem era abusado se libertou, quem estava solitário está acompanhado, quem não tinha filho, agora tem filho e isso tudo foi impulsionado muito pelo público. De repente o filme voltou com força total, voltou por rede social, com as pessoas refazendo cenas, e aí foi feito esse exercício de pensar: o que aconteceu com esses personagens 15 anos depois?”
“O Paí, Ó 2’ seguirá em cartaz até 2 de dezembro.
PROGRAME-SE
O quê: Ó Paí, Ó 2, de Viviane Ferreira
Quando: estreia nesta quinta-feira. Sessões às 17h nos dias 23, 24, 25, 26, 28 e 29 de novembro. Nos dias 30/11, 1 e 2 de dezembro, às 15h
Onde: Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Ordovás
Quanto: R$ 16 e R$ 8