Quando faltar exatamente um mês para o Natal, em 25 de novembro, Caxias do Sul entrará de vez no clima das festividades, com a primeira das duas noites do Grande Espetáculo de Natal, que terá neste ano sua sétima edição em frente à Casa Magnabosco, na Rua Sinimbu. A segunda noite será a de 26 de novembro, repetindo a fórmula que agradou no ano passado, permitindo a mais gente assistir a apresentação comandada pelo Grupo Tholl e pelo Coro da Unimed, que neste ano terá como solista a cantora Paola Delazzeri.
O idealizador do evento, Pedro Horn Sehbe, e a produtora cultural Cali Troian, promoveram um encontro com a imprensa na tarde desta terça-feira para dar detalhes sobre o espetáculo, que está maior e promete ser ainda mais emocionante. Um destaque é a inspiração no Natal da cidade de Verona, na região italiana do Vêneto. Sehbe explicou que, naquela cidade, a comunidade vive intensamente esta época do ano, ocupando com muita arte e muita celebração a Piazza Della Repubblica. A intenção é fazer com que Caxias possa respirar um pouco da mesma atmosfera na Praça Dante Alighieri, inclusive com uma feira natalina que terá a curadoria do Le Marché Chic, no sábado, em frente à Casa da Cultura.
- Nosso grande propósito é ocupar a cidade, fazer com que a cidade fique mais viva, mais humana, mais segura, e todas as coisas boas que vêm na carona em uma cidade onde as pessoas se sentem bem em circular. A gente sonha que cada vez mais empresas, mais prédios históricos também abracem o espírito natalino, porque esse projeto nasceu com o objetivo de dar ao centro um protagonismo em nossas vidas. É o lugar onde a cidade se conecta, e neste ano a gente busca passar uma mensagem de fé e de esperança para os dias conturbados que o mundo atravessa - ressalta o idealizador.
Além do palco estar maior, cresce neste ano também a quantidade de artistas circenses, passando de 30 para 55 _ que irão se somar às 50 vozes do Coro da Unimed. Haverá também um incremento de lugares disponíveis para assistir sentado, com o acréscimo de uma arquibancada, além das cadeiras 300 cadeiras. Ao todo, cerca de duas mil pessoas poderão assistir ao espetáculo nestes lugares (mas também é possível levar a própria cadeira). E mesmo quem não puder ir até a praça poderá acompanhar as transmissões ao vivo em vídeo pelo YouTube, uma novidade deste ano.
- O Grande Espetáculo tem conseguido a cada ano conectar mais pessoas e valorizar cada vez mais os artistas locais, apostando que assim o evento possa se perpetuar. Ao mesmo tempo, queremos que a experiência oferecida às pessoas transborde o palco. Que seja um momento agradável desde a hora em que a pessoa chega até a hora de ir embora, com muito conforto, sem perder a essência de ser um evento de praça pública - avalia Cali Troian.
Mais uma vez com direção de João Bachilli, do Grupo Tholl, o enredo deste ano irá unir a espiritualidade às tradições da região, trazendo à cena um grande parreiral onde personagens-turistas viajarão nas belezas, aromas e sabores das uvas e seus derivados.
- A ideia é destacar a colheita não apenas em sua importância para a economia, mas também para o turismo e para a construção da identidade do povo da nossa região - observa Pedro Sehbe.
Em ambas as noites, o espetáculo terá início às 20h. A duração é de uma hora. Em caso de chuva, as apresentações serão transferidas para as noties imediatamente seguintes (27 e 28 de novembro). Essa edição de “O Grande Espetáculo de Natal” tem financiamento do Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul.