O clima frio e chuvoso acompanhou a 39ª Feira do Livro de Caxias do Sul também neste domingo (8), penúltimo do evento. Entretanto, apesar da sensação gelada, moradores e visitantes se reuniram na Praça Dante Alighieri para acompanhar as atividades deste final de semana. A programação da feira se estende até o próximo domingo (15), com atividades gratuitas e diversificadas, da música à literatura.
No meio da tarde deste domingo, além do comércio de livros pelo local, o cheiro de pipoca acompanhava o correr de crianças com balões coloridos, enquanto o Palco da Feira era ocupado pelo Conjunto de Projeções Folclóricas Tio Xico. Para afastar o frio, com roupas tradicionalistas e o fandango no pé, os dançarinos convidaram o público que assistia a apresentação para subir no palco e dançar.
Os aplausos ritmados de idosos, jovens e crianças com vozes ecoando que "é aqui a minha terra, é aqui a minha vida, é aqui o meu lugar", mostravam a animação em prestigiar o evento. O espaço gelado acabou sendo substituído pelo calor da dança que acontecia tanto no palco, quanto entre aqueles que não deixaram a timidez atrapalhar a vontade de fandangar.
Bate-papo na Galeria Gerd
Enquanto isso, na Galeria de Arte Gerd Bornheim, ao lado da praça, o escritor gaúcho Paulo Scott, com mediação do jornalista e escritor Márcio Miranda Alves, destacou a presença de pessoas negras e outras minorias não só no universo literário, como em ambientes gerais e, principalmente, o acadêmico. Conforme Scott, os avanços no país são percebidos a partir do crescimento de minorias em ambientes diversos.
No bate-papo intitulado Ética, literatura e novas subjetividades o escritor pontuou o amadurecimento do Brasil a partir das leituras, além de destacar o acesso de pessoas negras no mundo acadêmico. Para Scott, o país está em um "momento de conexão com a possibilidade de leitura", onde as lentes estão sendo mudadas e está sendo percebida uma maneira diferente de ler.
Scott é autor de Marrom e Amarelo elogiado até pelo "New York Times" e "Guardian". A história narra a vida do negro de pele clara Federico, irmão de um homem negro de pele escura, Lourenço.
Programação de segunda-feira (9)
9h30min: Oficina de cinema com Estudantes da Escola Marcopolo de Criatividade, no Ônibus das Artes da Fundação Marcopolo.
9h30min: Exercício de observação com grupo de Desenho e Ilustração da Escola Marcopolo de Criatividade, no Ônibus das Artes.
Das 10h às 12h: Visitação ao Ônibus das Artes, da Fundação Marcopolo.
11h: Programa Sons do Coração com Vivi Salvador- especial da Feira do Livro, através de LIC Municipal, com transmissão ao vivo, a parir do Palco da Feira.
Das 14h às 17h: Animação cultural com os Vivandeiros da Alegria - Roger Castro, no Palco da Feira.
Das 14h às 18h: Visitação ao Ônibus das Artes, da Fundação Marcopolo.
14h: Contação de histórias com a Amiga do Livro Aline Luz para a EMEF Catulo da Paixão Cearence, em alusão ao aniversário do Centro de Cultura Ordovás.
14h: Exercício de observação com grupo de Desenho e Ilustração da Escola Marcopolo de Criatividade, no Ônibus das Artes.
Das 14h15min às 15h15min: 19º Passaporte da Leitura, com o escritor Renato Moriconi, EMEF São Vicente de Paulo e EMEF Santa Lúcia, no Teatro Pedro Parenti.
14h30min: Oficina de cinema com Estudantes da Escola Marcopolo de Criatividade, no Ônibus das Artes.
Das 15h45min às 16h45min: 19º Passaporte da Leitura com o escritor Renato Moriconi, EMEF Padre João Schiavo e EMEF Basílio Tcacenco, no Teatro Pedro Parenti;
16h: Show com o Grupo Era uma vez... Dó, Ré, Mi, no Palco da Feira.
17h: Atividade interativa da obra Animanoides, de Evandro Lucas e Gabriel Pessoa, no Palco da Feira.
18h: "Concerto de Primavera" com a Orquestra Jovem Florescer, regência de Luiz Carlos Zeni Jr, no Palco da Feira.
20h: Órbita Literária "Entre o colonialismo e o capitalismo tardio, imagens da navegação na obra literária de Joseph Conrad", com a escritora e jornalista Alessandra Rech, no Café da Velha.