Algumas das trupes que fazem acontecer a arte circense em Caxias do Sul irão percorrer uma série de escolas da rede pública ao longo desta semana, em mais uma edição da Maratona Sesc de Circo, projeto criado em 2017 para dar mais visibilidade e tornar mais acessível essa manifestação artística popular. Ao todo serão 12 apresentações em 10 instituições, até sexta-feira.
Foram escalados quatro grupos teatrais locais: a Cia Espicula, que irá apresentar o espetáculo Circolando Por Aí; a Ueba Produtos Notáveis, com os personagens Zão e Zoraida em Mapa Para Brincar; a Cia. Garagem de Teatro, com “O Andarilho”; e o Circo Sem Lona da Vértice Produções.
Ao contrário da última edição, que contou com um cortejo pela Avenida Júlio de Castilhos, este ano todas as apresentações ocorrem nos ambientes de ensino. Todas as escolas contempladas pertencem à rede municipal, exceto a Escola Estadual De Ensino Fundamental Matteo Gianella.
Um dos artistas participantes, o ator Janio Nunes, da Cia. Garagem de Teatro, destaca a importância de iniciativas como a Maratona para o trabalho de quem se dedica à arte para a infância. Ao participar de uma edição do projeto em Santa Maria, ainda antes da pandemia, Janio foi convidado a levar seu personagem O Andarilho para uma série de apresentações em São Paulo, que ocorreu este ano e já tem uma segunda temporada garantida.
– O Sesc abriu as portas para nossa companhia, em 2012, permitindo que a gente crescesse e aparecesse É fundamental esse tipo de incentivo, especialmente à arte circense, que aos poucos está se acabando como a conhecemos, e a gente tem como missão levar em frente algumas coisas, como a palhaçaria, a mágica, as brincadeiras, os malabares. Além disso, é muito importante fruir esse bem cultural para crianças e adolescentes que talvez não tivessem a oportunidade de ir a um espaço de teatro ou a um circo. Cabe ao artista estar aonde o público está.
Segunda-feira
10h30min: “O andarilho” (Cia Garagem de Teatro), na EMEF Presidente Tancredo de Almeida Neves
14h30min e 16h10min:”Zão e Zoraida em Mapa para Brincar” (Ueba Produtos Notáveis), na EMEF Prefeito Luciano Corsetti
16h15min: “Circo sem Lona” (Vértice Produções), na EMEF Caldas Júnior
Terça-feira
10h: “O andarilho” (Cia Garagem de Teatro), na EMEF Paulo Freire
14h30min e 16h15min: “Circolando por Aí” (Cia Espicula), na EMEF Basílio Tcacenco
Quinta-feira
10h: “O andarilho” (Cia Garagem de Teatro), na EMEF Desvio Rizzo
14h: “Zão e Zoraida em Mapa para Brincar” (Ueba Produtos Notáveis), na EMEF Presidente Castelo Branco
16h: “Circo sem Lona” (Vértice Produções), na EMEF Dolaimes Stédile Angeli
Sexta-feira
14h: “Circolando por Aí” (Cia Espicula), na EMEF Professora Marianinha Queiroz
16h: “Circo sem Lona” (Vértice Produções), na Escola Estadual De Ensino Fundamental Matteo Gianella