Há 50 anos o movimento hip hop vem transformando lugares e unindo gerações mundo afora e, a fim de celebrar esse momento, o Centro de Tradição do Grafiteiro (CTGKlan) realiza a 2ª edição do Festival R'Evolução que integra arte de rua e tradicionalismo. O evento propõe uma experiência cultural com a presença de cerca de 60 artistas de Caxias do Sul e também de outras regiões do Rio Grande do Sul e do Brasil. A proposta é colorir os muros da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santa Catarina, no bairro de mesmo nome, transformando o local em uma extensa galeria de arte a céu aberto.
— R'Evolução possui um apóstrofo no "R", para dizer que é um revolução da arte urbana e do movimento de forma geral, com um propósito de evolução. No sentido de me lembrar da minha adolescência estudando na Escola Santa Catarina, grafitando muros e querendo ter acesso a essa expressão artística de rua, mesmo sem saber sobre o movimento. Então, a gente propõe aos alunos da escola e as pessoas que desembarcam em Caxias, a terem esse contato com a arte, seja grafitando, dançando ou discotecando. Coisa que nós não tivemos. É uma forma de retribuir a comunidade de onde a gente saiu — explica o artista caxiense Fábio Panone Lopes, um dos responsáveis por unir e organizar o coletivo CTGKlan, um dos pioneiros do grafite na Serra gaúcha.
O festival começa nesta sexta-feira (15), com uma confraternização fechada para os artistas convidados. Os muros da escola começam a ganhar vida na manhã de sábado (16), com a abertura oficial a partir das 9h, na Escola Santa Catarina. A pintura dos murais deve se estender até a terça-feira (19). Ao todo, são mais de dois mil metros quadrados de área interna e externa que receberão os traços do grafite e poderão ser conferidas de perto pelo público. Ao longo da programação, 20 DJ's e 10 grupos de rap irão se apresentar durante o festival.
O evento segue até o dia 20 de setembro, feriado da Revolução Farroupilha. Nesse dia ocorre o festival CTGKids, com a participação de oito pontos de cultura de Caxias, contemplando mais de 150 crianças com workshops sobre grafite e hip hop, como forma de incentivo para as novas gerações. No encerramento vai rolar o tradicional churrasco de chão e bolo de aniversário dos 50 anos do movimento hip hop, e aniversário do GTGKlan.
— O momento mais brilhante da juventude é quando a gente sonha alto, e a criança tem que sonhar, não podemos cortar esse sonho dela. E hoje muita coisa mudou e a gente tem que levar para essa nova geração que é possível viver da arte, basta acreditar — destaca Panone.
O artista ressalta ainda, que um dos objetivos do coletivo é colocar o Festival R'Evolução na agenda cultural de Caxias do Sul, que hoje é realizado de forma independente na Serra gaúcha.
PROGRAME-SE
:: O quê: Festival Revolução - CTGK Fest.
:: Quando: sábado (16), domingo (17), segunda (18), terça (19) e quarta-feira(20) a partir das 9h.
:: Onde: Escola Santa Catarina, em Caxias do Sul.
:: Quanto: participação gratuita.
:: Mais informações: a programação completa pode ser conferida no Instagram @ctgklan.