Olha aí a novidade protagonizada pela galera grafiteira da região: está rolando neste feriadão o nascimento de um novo grupo dedicado a celebrar essa linguagem urbana e todos os laços que surgem a partir dela. Batizada de CTGKLAN, a iniciativa se define como “Centro Tradicionalista de Graffiti no Sul do Brasil”. Entre os participantes está o caxiense Fábio Panone Lopes (Studio Flop), um dos precursores do grafite por aqui.
– Queremos celebrar nossa união. Somos amigos de muitos anos, mas também tem artistas novos chegando, é uma causa de inclusão, de recepção e de um futuro que a gente quer propor para essa crew – diz.
O lançamento do CTGKLAN rolou durante um encontro regado a churrasco, música e muita arte. O grupo, que atualmente conta com 25 grafiteiros e grafiteiros, coloriu um pavilhão do bairro Pio X. No recém-criado perfil de Instagram @ctgklan, a crew publicou uma espécie de manifesto no qual destaca sua conexão com a arte de rua e o desejo de organizar, de forma independente, um festival nacional de grafite.
O CTGKLAN conta ainda com Andrigo Martins, Akcia, Ale, Al.True, Vitinho, Baxo, Bigs, Caslu, Tiulu, Dessa, Eti, Firma, Gutera, Agape, Herok, Niggaz, OR, Pelos, Reis, Sagaz, Tosko, W2C e Leal.