Após ter anunciado qual seria o tema da sua 14ª edição em Caxias do Sul, que será uma homenagem ao eterno B.B. King, o Mississippi Delta Blues Festival já tem suas primeiras atrações internacionais confirmadas. E duas delas são nomes ligados ao guitarrista falecido em 2015, maior expoente do blues para o mundo.
O baterista Tony 'TC' Coleman acompanhou B.B. King por mais de duas décadas. É considerado um dos mais influentes no instrumento dentro do gênero em que se especializou, tendo tocado também com outros grandes nomes, como a cantora Etta James e os guitarristas Albert King e Albert Collins. Mais recentemente, tem se apresentado com a sua Tony Coleman Band.
Já a guitarrista Claudette King é filha caçula de B.B. King. Com a alcunha "Bluz Queen", é conhecida por performances emotivas e capazes de despertar a mesma emoção no público. Seus álbuns "We're Onto Something", "Face to Face" e "On My Way", todos disponíveis no Spotify, ajudam a dar uma ideia do talento da herdeira de Riley King.
Assim como Coleman e Claudette King, quem estreia em Caxias do Sul é o guitarrista Duwayne Burnside. Também representante do que se pdoe chamar de "blues hereditário", Duwayne é filho de R.L. Burnside, representante maior do Hill Country Blues, o som das colinas do norte do estado do Mississippi (que se contrapõe ao estilo da região do Delta, sendo uma versão mais elétrica). Duwayne foi integrante de uma das bandas de blues mais conhecidas dos últimos tempos, a North Mississippi Allstars.
Além dos três estreantes, foi confirmado o retorno do cantor e guitarrista britânico Ian Siegal, que chamou a atenção com seus shows no MDBF em 2018, sendo o headliner (ou atração principal) daquele ano.
Com o tema "B.B. King Museum Edition", o MDBF 2023 está marcado para os dias 7, 8 e 9 de dezembro, mais uma vez no Parque da Festa da Uva. Os ingressos estão à venda pelo site ingressoscaxias.mdbf.com.br. O passaporte para as três noites está com valor a partir de R$ 290.