Jovem talento da guitarra tradicionalista, o caxiense Vinicius Modelski está lançando um material em tributo a um dos grandes nomes da música gaúcha, o compositor e acordeonista serrano Albino Manique (São Francisco de Paula, 1944), líder do grupo Os Mirins. Além do álbum duplo Vinicius Modelski Toca Albino Manique, que conta com 25 músicas e que estará disponível nas plataformas digitais no próximo dia 30, Modelski lançou, na última semana, um e-book com transcrições em tablatura de todas as faixas, para serem tocadas no instrumento de seis cordas.
- Tive essa ideia após a gravação do meu primeiro álbum, "História", no qual faço homenagens a alguns dos mestres da música gaúcha, especialmente acordeonistas. Sempre fiz esse exercício de pegar os temas tocados no acordeon e adaptar para a guitarra, que é meu instrumento. Este projeto representa um resgate e uma reverência à obra deste maravilhoso artista da nossa terra. Albino foi e continuará sendo uma influência permanente para músicos de gerações e instrumentos diversos - destaca Vini, 50 anos mais jovem do que o seu homenageado.
Viabilizado pelo programa ProCulturaRS, do governo do Estado, o álbum e o e-book trazem sucessos como "Baile de Candieiro", "Bombacha Larga, "Doce Saudade" e "Bela e Atrevida", entre outras músicas que fizeram a história e ajudaram a consolidar o baile gaúcho como uma expressão no tradicionalismo.
Antes de poder conferir o álbum nas plataformas digitais, é possível assistir à gravação da live de lançamento do álbum, que ocorreu na última quarta-feira, com transmissão pelo YouTube e que está disponível no canal de Vinicius Modelski.
Para acompanhar o trabalho artístico, videoaulas e demais novidades do jovem guitarrista, que é integrante da banda que acompanha o cantor Sandro Coelho, além do canal do YouTube a dica é segui-lo no Instagram, no perfil @vinimodelski.