As transformações sociais ao longo de cinco décadas, sob o ponto de vista de um casal que atravessou junto esse período, são o mote para A Próxima Estação – Um Espetáculo para Ler. A peça que o ator e diretor paraense Cacá Carvalho irá apresentar no Sesc Caxias do Sul, neste sábado, às 20h, adapta o texto original escrito pelo ator e dramaturgo italiano Michele Santeramo, que encenou o espetáculo pela primeira vez em 2015.
O público acompanha a história de Violeta e Mássimo entre 2015 e 2065. No foco da narrativa, a crise existencial decorrente das mudanças trazidas pelo avançar da idade, da perda e das renovações do desejo, das dificuldades financeiras, e como a ternura e a delicadeza numa relação a dois pode ser uma tábua de salvação, driblando o próprio desgaste natural do convívio. Os diálogos são lidos pelo ator, enquanto os personagens são desenhados pela artista italiana Cristina Gardumi, aparecendo como projeções numa tela. Em 75 ilustrações , o casal é representado em forma de animais (numa aparente referência ao clássico dos quadrinhos Maus, de Art Spiegelman, sobre o Holocausto).
– Eu entro em cena e não me mexo durante 1h10min de espetáculo. Fico, entre aspas, lendo, enquanto as imagens vão fazendo com que o espectador fique proprietário do seu espetáculo: do que ele ouve, do que ele vê e do que ele lê. É uma história que é de todos nós, que vivemos ou conhecemos alguém que viveu, de pessoas que chegam a uma fase da vida, após terem vivido muitos anos, sem saber qual será a próxima estação que irão enfrentar. Nisso, repassam na memória diferentes situações, o que fizeram ou não fizeram, o que aceitaram e o que deixaram de aceitar, as mudanças nos seus corpos, com reflexões ao mesmo tempo sérias e divertidas – comentou o ator em entrevista à Rádio MEC sobre a peça.
Conhecido por inúmeros trabalhos marcantes na TV – entre eles o carismático Jamanta, das novelas Torre de Babel (1998) e Belíssima (2005), da Rede Globo – Cacá Carvalho, 70, também brilhou recentemente no streaming interpretando o humorista Manoel da Nóbrega na série O Rei da TV (Fox), que conta a história de Silvio Santos. No teatro, soma mais de 30 espetáculos encenados, sendo que o trabalho no palco rendeu a maioria dos 11 prêmios vencidos ao longo da carreira. Com A Próxima Estação, vem circulando pelo país desde 2019, recebendo elogios da crítica e muitos aplausos por onde passa. O espetáculo também ganhou uma temporada virtual no YouTube, em 2021, viabilizada pela Lei Aldir Blanc.
PROGRAME-SE
O quê: apresentação da peça “A Próxima Estação – Um Espetáculo para Ler”, com Cacá Carvalho
Quando: sábado, às 20h
Onde: Teatro do Sesc, em Caxias do Sul
Quanto: R$ 40 e R$ 20 (para associados e grupos contemplados pela meia entrada)