Com inscrições abertas e marcado para ocorrer de quarta até sexta-feira desta semana, no bloco M da UCS, o Seminário Na Trilha do Patrimônio Industrial irá oferecer uma oportunidade para pesquisadores e demais interessados em aprofundar o conhecimento da história de Caxias do Sul através de seu viés empreendedor. O ponto alto deste momento de conclusão do projeto de pesquisa homônimo, lançado no ano passado, será o lançamento de um Mapa Digital, espécie de repositório do patrimônio industrial composto por descritivos históricos, fotos antigas e atuais, vídeos, depoimentos e paisagem sonora de 80 indústrias locais.
Iniciativa da empresa Arquivos & Acervos, através da sua diretora Ana Paula de Almeida, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Caxias do Sul, juntamente com a professora do curso, Eliana Rela, o seminário terá painéis e debates com 14 especialistas. O foco estará em preservar e ampliar o conhecimento sobre a cidade que floresceu entre a segunda metade do século 19 e segue até os anos 1950, período em que prosperaram empresas como a Metalúrgica Abramo Eberle, Vinícola São Victor, Moinho Germani, Moinho Progresso, Vinícola Riograndense e Metalúrgica Gazola, entre outras.
Entre os diferentes aspectos investigados no projeto estão as relações do mundo do trabalho, a história do operariado, os acervos documentais e suas multifacetas, a riqueza da arquitetura das fábricas, a inserção das empresas em suas comunidades, fator identitário e também a paisagem sonora, conceito que aborda a presença das empresas percebidas pelos sons produzidos no ambiente.
– Acreditamos que estimular a produção de fontes documentais sonoras é promover a consciência para a dimensão acústica, aumentando a aptidão para o reconhecimento, o respeito e a apreciação dos elementos da variedade sonora que constituem um valor em si mesmos e que denotam, num sentido cultural, mas também informativo, uma parte da história do território – destaca Ana Paula de Almeida.
O projeto Na Trilha do Patrimônio Industrial foi viabilizado pelo Edital FAC Patrimônio, do Governo do Estado, de 2021, e conta com produção cultural da Lynch Gestão Cultural, curadoria fotográfica de Liliane Giordano, e cartografia digital e design gráfico de Paula Suzuki.
PROGRAME-SE
O quê: seminário “ Na Trilha do Patrimônio Industrial”.
Quando: de quarta (31) até sexta-feira (2).
Onde: bloco M da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Quanto: inscrições gratuitas.
PROGRAMAÇÃO RESUMIDA
Quarta-feira
19h30min – Abertura
20h – Lançamento do Mapa Digital Na Trilha do Patrimônio Industrial.
21h – Conferência de abertura com a Dra. Daniela Pistorello (Unesc): “Patrimônio Industrial: abordagens, perspectivas e desafios”.
Quinta-feira
8h30min – Mesa Redonda “Patrimônio Industrial: inventários e acervos”.
13h30min – Mesa Redonda “Patrimônio Industrial: formação e critérios de valor”.
Sexta-feira
8h30min – Mesa Redonda “Patrimônio Industrial: formação para preservação, conservação e restauro”.
13h30min – Conferência de encerramento com Dra. Cristina Meneguello – (Unicamp): “Patrimônio Industrial como formação cidadã”.
15h – Visita mediada em patrimônios industriais de Caxias do Sul.