Sabe aquela expressão que diz que cada um sabe onde lhe aperta o sapato? Pois o ditado popular pode ajudar a explicar a iniciativa da biblioteca do Sesc Caxias para criar uma exposição interativa que convida a um exercício de empatia, e que poderá ser conferida até o próximo dia 29.
Intitulada Há dias em que eu gostaria que meus pés estivessem em outros sapatos, a ação consiste em 14 caixas contendo cada uma delas um par de sapatos e uma carta pertencente ao seu dono ou dona – que pode ou não ter se identificado no texto. O visitante pode então escolher uma caixa, sentar em uma poltrona posicionada ao lado do mostrador e, se assim quiser, colocar os sapatos para ler a história de vida narrada na carta. Nos textos estão relatos de superação, de descoberta, e de episódios que exigiram resiliência ou desapego, entre outras virtudes nem sempre fáceis de alcançar.
– Quando a gente toma conhecimento da história de uma pessoa, de um problema que ela está passando ou que já superou, de repente nossos próprios problemas podem se tornar bem pequenos. O que é bacana nesta exposição é o feedback que estamos recebendo (a exposição inaugurou no último dia 10), de muita identificação. Acho que a gente está tingindo o objetivo de fazer repensar na humanidade e de instigar a pensar no outro de uma forma mais humana. Muitas vezes a pessoa que está do nosso lado pode estar passando por alguma situação que a gente nem imagina – comenta a responsável pela biblioteca do Sesc Caxias do Sul, Cláudia Melane.
Cláudia destaca que a iniciativa teve inspiração no Empathy Museum, ou Museu da Empatia, sediado em Londres, que já inspirou ações no Brasil, sendo uma realizada em São Paulo a que alcançou maior repercussão, em 2017. Intitulada “Caminhando em seus sapatos…”, na adaptação paulista o visitante foi convidado a caminhar calçando os sapatos da pessoa que narrou sua história em áudio, escutando com fones de ouvido.
– Ao tomar conhecimento destas intervenções em espaços públicos, nós pensamos que seria bacana trazer para a biblioteca, que é um espaço de leitura, mas também de vivências e se conectar com histórias de outras pessoas – acrescenta Cláudia.
PROGRAME-SE
O quê: exposição interativa “Há dias em que eu gostaria que meus pés estivessem em outros sapatos”
Quando: até 29 de abril. Segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 19h e aos sábados das 9h às 14h
Onde: biblioteca do Sesc Caxias do Sul (Rua Moreira César, 2462)
Quanto: visitação gratuita