A Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul dá início neste domingo à temporada de concertos, com apresentação no Teatro Municipal Pedro Parenti. Sob a regência de Gilberto Salvagni, o repertório irá trazer pérolas da música clássica compostas ou adaptadas para formações de bandas sinfônicas, aproveitando que o conjunto estará no seu "habitat natural", que permite desfrutar melhor do silêncio e da atenção exclusiva do público.
- A temporada de concertos da Casa da Cultura é o momento em que a pessoa sai de casa com a finalidade de ouvir música, e isso nos dá a oportunidade de ser o mais artístico possível. As orquestras normalmente têm como papel principal a música erudita, clássica ou de concerto, que acabam sendo sinônimos, e nesse contexto é interessante que o primeiro concerto da temporada traga esse repertório, que para uma orquestra de sopros acaba sendo um pouco diferente do que é para uma orquestra sinfônica. Enquanto uma orquestra sinfônica herda uma tradição que tem quase 500 anos, a banda sinfônica tem pouco mais de 100 anos. Isso faz com que a gente acabe caindo um pouco mais no repertório do século 20, que é o que estamos trazendo - destaca Salvagni.
Para abrilhantar ainda mais o concerto a orquestra irá contar com dois solistas convidados: a soprano Karina Dante, integrante do Coro Municipal de Caxias do Sul, e o trombonista José Milton Vieira, brasiliense radicado em Porto Alegre e que é uma referência internacional no instrumento. Vieira irá executar uma peça composta por Salvagni especialmente para o ex-colega de faculdade, segundo conta o maestro:
- É um concerto que eu compus durante a pandemia, formatado para o Miltinho. Fomos colegas de faculdade, e já naquela época ele me provocava para compor um concerto para trombone. Trata-se de um músico tecnicamente muito impressionante, reconhecido mundialmente, com viagens para o mundo todo. É um dos grandes trombonistas do mundo na atualidade.
Ao projetar a nova temporada, sua terceira à frente da Orquestra desde que reassumiu a batuta, em 2021, Salvagni diz estar otimista. E antecipa alguns dos temas que a orquestra irá trabalhar em suas apresentações:
- Começamos este ano com a expectativa de bons avanços para a orquestra. Já tive uma reunião com a nova secretária de Cultura (Cristina Nora Calcagnotto), para debater, diagnosticar e buscar melhorias que a gente precisa. No decorrer do ano vamos ter concertos temáticos de forró, de Beatles, outros com convidados. Temos a perspectiva de um ano muito produtivo.
PROGRAMA
"Spring", de Johan de Meij (Holanda)
Solista: Karina Dante - Soprano
"Clair de Lune", de Claude Debussy (França)
"Depth", de Alex Shapiro (EUA)
"Arabesque", de Samuel Hazo (EUA)
'Trombone Concerto", de Gilberto Salvagni
Solista: José Milton Vieira - Trombone
PROGRAME-SE
O quê: concerto da Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul, com os solistas Karina Dante e José Milton Vieira
Quando: domingo, às 18h
Onde: Teatro Municipal Pedro Parenti, na Casa da Cultura (Rua Dr. Montaury, 1.333)
Quanto: entrada gratuita (ingressos devem ser retirados na bilheteria. No dia do espetáculo, a abertura será duas horas antes). Pede-se a doação de alimento não-perecível