Como as cores podem afetar nossas emoções? Para a pergunta que pode ser respondida por diversos pontos de vista, o grupo teatral A Gangorra escolheu a arte para propor uma reflexão. Na tradicional apresentação que os caxienses fazem anualmente para celebrar o Dia Mundial do Teatro, a performance COLORindo PREVIEW pode ser conferida neste domingo, às 10h, no Parque dos Macaquinhos (ou na sede da UAB, em caso de chuva).
O elenco conta com Miguel Beltrami, Eduardo Matias, Keity Anne Santos Gozzi, Ronaldo Damasceno Emerich, Rodrigo Busnello e Vanessa Andreolla. Vestidos de branco, cada ator ou atriz recebe uma carga de tinta líquida de uma determinada cor sobre seu corpo, permitindo-se afetar pelo sentimento que a cor transmite. Uma vez coloridos, e com a ajuda de uma trilha escolhida por cada artista, as relações que se estabelecem entre corpo, mente e cor se desenrolam aos olhos do público.
- COLORindo convida a voltar nosso olhar para a cor. Não apenas porque o nome pressupõe o trabalho com algo colorido, mas porque trabalhamos a cor naquilo que ela nos permite sentir. É um convite a olhar como um ator reage a um balde de tinta de uma determinada cor, e que sensação ela causa no seu corpo. O amarelo, por exemplo, é uma cor que remete a alegria. O azul é uma cor mais fria e relacionada a tristeza, e assim por diante. É uma performance em que nos afetamos, em que passamos pela experiência de sermos cor - destaca Vanessa Andreolla.
A performance será fotografada e filmada, a fim de gerar material de divulgação para o próximo espetáculo do grupo, intitulado COLORindo (por isso trata-se a apresentação de domingo como um preview):
- O que vamos apresentar tem esse caráter experimental e que só acontece naquele momento, por isso ganha esse teor de performance. Ao contrário de um teatro de enredo, com começo, meio e fim, não é codificado anteriormente, nem todo ele ensaiado. Depende da ação do momento e do desenrolar de sensações - distingue Beltrami.
COLORindo foi viabilizado pela prefeitura de Caxias do Sul, através do Prêmio Anual de Incentivo à Montagem Teatral. Formado em 2010 com a intenção de levar ao público um teatro questionador, sensível e humano, o grupo A Gangorra soma mais de 8 mil espectadores de seus espetáculos. Em retribuição, desde 2011 os caxienses comemoram o Dia Mundial do Teatro (27 de março) com apresentações gratuitas em espaços abertos.
PROGRAME-SE
O quê: COLORindo PREVIEW, do grupo teatral A Gangorra
Quando: domingo, às 10h
Onde: Parque Municipal Getúlio Vargas (Parque dos Macaquinhos),em Caxias do Sul. Em caso de chuva, será transferido para a sede da União das Associações de Bairro (UAB)
Quanto: gratuito