Com sua cabeça de rinoceronte e sua cauda de jacaré, a personagem que protagoniza O Tempo Todo, novo livro do escritor caxiense Volnei Canônica, pode ser qualquer coisa. E é também por isso que qualquer leitor poderá se identificar com a narrativa em que o fundador do Instituto de Leitura Quindim (ILQ) traz a empatia como tema central para refletir sobre quem somos e porque nos sentimos tão ilhados, não importa em que fase da vida.
Ilhada, aliás, é como vive a personagem central de O Tempo Todo. Ou pelo menos é assim que ela se imagina até experimentar o contato com o outro, num processo de descoberta que envolve estranhamento, dúvida e desprendimento. Afinal, para que serve o outro?
– Desde que nascemos o tema do individualismo e do coletivo estão presentes. Seja na relação com a mãe, na escola ou no trabalho, quando já somos adultos, deparamos com a necessidade de aprender a conviver com esse outro que nós não sabemos se é alguém que chega para nos ajudar, se é alguém com quem temos que compartilhar, o que, afinal, ele quer. Enquanto adulto, nós nem sempre estamos em estado de alerta para enxergar o mundo, enquanto as crianças têm essa vantagem do olhar inaugural sobre tudo – reflete o autor, que estreou na literatura em 2020, com Tanta Chuva no Céu (com o ilustrador Roger Ycaza), 1º lugar no Prêmio Biblioteca Nacional – categoria Literatura Infantil.
Embora tenha as crianças como público-alvo, O Tempo Todo surge de reflexões do autor sobre a solidão e a depressão, apresentando diversas camadas de leitura e sendo assim um livro capaz de provocar reflexões e de emocionar também “gente grande”. Após as duas primeiras sessões de lançamento realizadas no último final de semana, no próprio ILQ, sábado, e na Feira do Livro de Porto Alegre, domingo, foi esse o retorno que Volnei recebeu dos leitores:
– Leitores adultos se emocionaram muito com a história, porque conseguiram se projetar dentro dessa microilha interior e se questionar sobre como está se comportando hoje no dia a dia, no seu próprio egoísmo, sobre o quanto está priorizando o ter ao invés do ser, que todos temos um pouco. O fato de estarmos passando por um período de tantas turbulências familiares provocadas por fatores políticos também parece deixar esses leitores muito tocados. As vivências se diferenciam, mas o sentimento de estar sozinho não tem idade.
A obra tem coautoria e ilustrações do brasiliense Felipe Cavalcante, vencedor de um Prêmio Jabuti e escolhido por Volnei pela afinidade entre as duas formas de trabalhar o lúdico dentro da literatura, explorando ao máximo os recursos visuais como parte da história a ser contada. O leitor irá perceber como o mundo interior da personagem principal se modifica sem que isso precise ser dito textualmente. Basta estar com os olhos bem abertos e atentos para o que as imagens estão dizendo.
Após os lançamentos em Caxias do Sul e Porto Alegre, Volnei levará O Tempo Todo a eventos em Tiradentes (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Brasília (DF), além da tradicional Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip. O livro pode ser adquirido nas livrarias e também pela loja virtual do Instituto de Leitura Quindim, em www.lojaquindim.com.
SERVIÇO
O quê: lançamento de “O Tempo Todo”, livro de Volnei Canonica e Felipe Cavalcante (editora Oficina Raquel, 48 páginas).
Onde comprar: nas livrarias ou pelo site www.lojaquindim.com, além de lojas virtuais.
Quanto: R$ 52.