Neste final de semana, São Francisco de Paula , nos Campos de Cima da Serra, é o ponto de encontro pra quem busca beber da fonte da música popular brasileira. Entre as atrações principais do Paralelo Festival, estão duas vozes que são um marco na história da música no Brasil, cada um à sua maneira e com seu sotaque, Oswaldo Montenegro e Alceu Valença. O evento ocorre às margens do Lago São Bernardo e ao todo serão seis shows gratuitos que reúnem os mais diferentes gêneros e estilos, da MPB ao jazz.
No sábado (19), Alceu Valença apresenta o show Anunciação, reunido grandes sucessos da sua carreira acompanhado por sua banda. Na última terça-feira (15), o músico concedeu entrevista à Rádio Gaúcha, ao programa Time Line com os jornalistas Mariana Ceccon e Paulo Germano. Quando perguntado sobre essa vida na estrada, entre idas e vindas pra shows por toda parte Brasil afora, Alceu Valença, de 76 anos, respondeu:
— Nesse momento (da entrevista) me encontro em Porto de Galinhas (Pernambuco), onde fiz um show ontem (dia 14). Hoje (dia 15) vou para o Rio de Janeiro, passo um dia lá e vou ao Rio Grande do Sul pra fazer dois shows e depois eu volto e não sei mais nada da agenda — brincou o músico e compositor.
— Mas eu adoro a estrada. Meu prazer é cantar. O cansaço é o deslocamento — complementou.
A respeito do show, que terá clássicos como Anunciação, Morena Tropicana, La belle de jour, entre outros, Alceu foi sintético:
— O show vai ser maravilhoso!
Já no domingo (20), a principal atração do Paralelo Festival é o cantor e compositor Oswaldo Montenegro, 66 anos, que, ao lado de sua banda, mostra seu novo show Lembrei de nós, mesclando novas canções aos seus grandes sucessos. Em entrevista ao Time Line, na Rádio Gaúcha, na última quarta-feira (16), desta vez com Luciano Potter e Mariana Ceccon, Oswaldo filosofou sobre os selos que são fixados nos artistas, como uma forma de classificá-los em prateleiras.
— Eu falei pra mim mesmo, "faça qualquer coisa nessa profissão, menos pensar". Nunca tenho posição de lucidez sobre minha obra nem sobre o que as pessoas pensam. A única coisa que tenho concreta é a gratidão porque posso trabalhar com o que mais amo. E eu pagaria para trabalhar com isso — argumenta.
A respeito do show neste domingo (20), Oswaldo diz que valoriza a química entre os seus músicos que o acompanham e a energia que vem do público:
— A gente tem muitas músicas ensaiadas, porque toco com essas pessoas há mais de 20 anos. Atendemos aos pedidos do público, é muito mais um encontro do que um show. Que seja ao vivo pra valer, que o público possa realmente participar.
No repertório canções novas como Não há Segredo Nenhum, em meio a sucessos como Lua e Flor, Bandolins, A Lista, Estrelas, Estrada Nova, entre outras canções. Pois que assim seja, mais do que shows, que sejam grandes encontros regados a boa música.
Programe-se
- O quê: Paralelo Festival 2022.
- Quando: 19 e 20 de novembro, a partir das 18h. No sábado, shows de Mari Kerber Trio e Alceu Valença. No domingo, Rita Zart e Oswaldo Montenegro.
- Onde: Lago São Bernardo em São Francisco de Paula.
- Quanto: Entrada Franca.