Um convite a um mergulho nas profundezas de um ser humano. Assim pode ser brevemente resumida a peça teatral Derrota, que será apresentada nesta sexta-feira (9), de forma inédita e gratuita, em Caxias do Sul. Primeiro espetáculo solo da reconhecida atriz gaúcha Liane Venturella, a montagem trata de uma mulher que compartilha com os espectadores o mais íntimo de suas sensações e percepções do mundo. Uma interpretação forte e profunda do texto do dramaturgo grego contemporâneo Dimítris Dimitriádis. A direção e a tradução é de Camila Bauer. A atração integra a programação do Caxias em Cena.
— É um texto filosófico, mas com palavras muitos simples e uma comunicação direta. É uma mulher que não consegue dormir e que começa a pensar e a falar sobre uma descoberta que ela fez. Uma descoberta que já está feita, já está concreta. Ela vai contando para as pessoas e vai buscando as palavras adequadas e a forma adequada de contar o que descobriu. É um texto, que apesar de ter 33 minutos, entra lá dentro, é profundo — revela a atriz.
Criada no ápice da pandemia, a montagem estreou em 2021 de forma virtual. A transposição para o palco, com espectadores, só ocorreu neste ano — em Porto Alegre, a estreia com público presente ocorreu na semana passada — e tem sido uma boa experiência na avaliação de Liane.
— Antes, eu achava que o Derrota não deveria ir para o presencial, porque achava muito adequado para o formato virtual, porque você ligava o computador e via aquela mulher falando só contigo. Era muito pessoal essa proximidade que o audiovisual deu ao Derrota e eu pensava que essa adequação nunca ia chegar no palco. No entanto, a gente decidiu fazer em espaços menores, fica um silêncio absoluto, até porque as pessoas estão tentando compreender e sabem que estão compreendo (...) Então, sim, o brilho do olho traz uma coisa a mais e eu, que achava que era tão adequado ao audiovisual, já estou voltando atrás — confidencia a protagonista.
A montagem Derrota marca a parceria entre o coletivo Projeto Gompa e a Cia Incomodete, ambos de Porto Alegre — na terça-feira (13), o projeto traz o espetáculo Amazônia ao Teatro Pedro Parenti. A atração é gratuita e começa às 15h.
PROGRAME-SE
:: O quê: peça teatral "Derrota", com a atriz Liane Venturella.
:: Quando: sexta (9), às 20h.
:: Onde: palco do Auditório do Sindiserv (Rua Carlos Giesen, 1217, bairro Exposição).
:: Quanto: entrada gratuita.